Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Em sessão extraordinária, Câmara de Maringá aprova pauta toda por unanimidade


Por Walter Téle Menechino Publicado 15/12/2025 às 14h45
Ouvir: 00:00
sessão extarordinária câmara
Quatro vereadores faltam à sessão e encaminharam justificativas à Mesa Diretora / Foto CMM

A Câmara de Vereadores de Maringá aprovou, por unanimidade em terceira e última discussão na manhã desta segunda-feira, 15, o projeto de lei do Executivo que fixa as receitas e despesas do Munícipio em 2026. A receita estimada nos Orçamentos Fiscal e de Seguridade Social chega a R$ 3,582 bilhões e é o maior da história do município – este ano foi R$ 3,2 bilhões.

Dos 11 projetos de lei em pauta na primeira sessão extraordinária nesse final de ano, nove foram propostos pelo Executivo e dois por três vereadores. Todos foram aprovados por unanimidade sem que ocorressem debates em plenário. Basicamente apenas o líder do Governo na Câmara, Luiz Neto (AGIR), se manifestou, para justificar os projetos de lei do Executivo.

Entre eles foi aprovado, também em terceira e última discussão, o Plano Plurianual para o período de 2026 a 2029. Já em primeira discussão, foi criado o Fundo Municipal de Pacificação Restaurativa, que vai possibilitar o repasse de recursos dos governos Estadual e Federal.

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa envolve o Poder Judiciário ne atua na inserção social de pessoas em estado de vulnerabilidade, como ex-presidiários. Também busca transformar excluídos em membros ativos da comunidade e reverter a marginalização de certos grupos sociais.

Por iniciativa do Executivo, as atribuições e a Taxa de Prestação de Serviço de Inspeção e Fiscalização Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal, que atualmente são da Secretaria de Saúde, passarão para a Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar.

Faltas justificadas e novas sessões

Dos 23 vereadores, quatro deles faltaram à primeira sessão extraordinária deste final de ano. Todos encaminharam justificativas à Mesa da Câmara: Ana Lúcia (PDT) foi a evento já agendado em Campo Mourão; Lemuel Salvado Vidas (PDT) por atestado médico; Diogo da Lotérica viajou com o prefeito Silvio Barros a Brasília; e Akemi Nishimori (PSD) por representar a Câmara em evento em Curitiba.

A Mesa da Câmara já convocou mais três sessões extraordinárias: duas para esta terça-feira, 16, uma às 10h e outra às 16 horas; e outra para a manhã de quarta-feira, 17. Fontes com vivência no legislativo municipal, acredita que serão convocadas mais sessões.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação