Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Entenda a situação dos pedágios na região de Maringá


Por Redação GMC Online e CBN Maringá Publicado 30/07/2023 às 11h55
Ouvir: 00:00
Foto: Geraldo Bubniak/AEN.

O cronograma de concessão para os lotes 4 e 5 dos novos pedágios do Paraná, que incluem rodovias da região noroeste e são os que mais atingem a região de Maringá, prevê que a licitação seja no segundo semestre de 2024, com previsão de início de cobrança do pedágio em 2025.

A informação foi dada pelo deputado estadual Fábio Oliveira (Podemos), em entrevista à CBN Maringá – veja abaixo o vídeo com a entrevista completa. Fábio é coordenador da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociência e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que terá a tarefa de fiscalizar a concessão, a manutenção das estradas, a realização  de obras e a qualidade dos materiais utilizados nas construções.”É o que nós vamos trabalhar. A Frente quer fazer isso e eu como coordenador estou pessoalmente já me imbuíndo, puxando essa responsabilidade de fiscalizar essas obras. A gente tem que fiscalizar para ver se essas obras vão ser construídas de acordo com o cronograma do contrato. Nós temos que fiscalizar se essas obras estão sendo construídas nas melhores técnicas da engenharia, e nós temos que fiscalizar também como consequência de obrax executadas no prazo e obras executadas de maneira correta, se efetivamente a cobrança da taxa do pedágio está sendo cobrada de maneira justa, porque lembrando que esse pedágio vai trazer uma alteração, uma mudança, que são os degraus tarifários. A obra tem que estar concluída e concluída da melhor maneira para que a concessionária possa usufruir de uma cobrança maior do pedágio. Só que não adianta simplemente fazer obra por fazer para cumprir um croograma e fazer uma obra mal executada”.

Conforme o deputado, a licitação do lote 1 está prevista para acontecer na bolsa de valores de São Paulo no dia 25 de agosto, e a licitação do lote 2 está prevista para o dia 29 de setembro. “Ou seja, o lote 1 e o lote 2, que é os que já estavam mais avançados, que o Tribunal de Contas já tinha feito avaliação, vai acontecer agora já no segundo semestre de 2023. As obras provavelmente vão se iniciar no primeiro semestre de 2024”, explica.

De acordo com o cronograma que foi estabelecido, segundo o deputado, os lotes 3, 4, 5 e 6 vão ficar para 2024. O deputado destaca que os lote 4 e 5 são os que mais atingem a região de Maringáveja abaixo a localização das praças de pedagios dos lotes 4 e 5. “A licitação, ou seja, a abertura do edital para meados de 2024, e o edital efetivamente, a licitação efetivamente, acontecendo no final de 2024, ou seja, a licitação sendo em 2024, o que nós vamos ter é o início das obras aqui do lote 4 e 5, que atinge Maringá, provavelmente no segundo semestre de 2025”, esclarece.

Veja a localização das praças de pedágio que compõem o lote 4

Localização das praças de pedágio – Lote 4. Fonte: Estudos de Tráfego/Reprdução/Agência Nacional de Transportes – ANTT.

Veja a localização das praças de pedágio que compõem o lote 5

Localização das praças de pedágio – Lote 5. Fonte: Estudos de Tráfego/Reprdução/Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.

Ouça a entrevista completa com o deputado

Ouça a entrevista na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação