02 de maio de 2025

Estrutura da Luz Maringá é pequena para cuidar da cidade, diz vereador


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 17/04/2025 às 16h04
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A Comissão da Iluminação Pública da Câmara Municipal de Maringá visitou nesta quarta-feira, 17, a sede da empresa Luz Maringá, responsável pela manutenção da iluminação pública na cidade. A visita faz parte da apuração sobre atrasos na troca de lâmpadas, uma das principais reclamações recebidas pelos vereadores desde que o serviço passou a ser prestado pela empresa, vencedora da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação.

Durante a inspeção, o que mais chamou a atenção dos parlamentares foi a estrutura considerada pequena da empresa, localizada na Vila Morangueira. O presidente da Comissão, vereador Flávio Mantovani, afirmou que o tamanho da empresa levanta dúvidas sobre sua capacidade técnica de atender uma cidade do porte de Maringá.

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Foto: PMM | Divulgação

“É um barracão pequeno, com estoque pequeno. Vimos poucas equipes na rua. Para nós, isso explica em parte o atraso, mas também configura um possível descumprimento contratual”, disse Mantovani. Segundo ele, a comissão ainda vai analisar os contratos e anexos firmados entre a empresa e o Município para avaliar se há inconsistências entre o que está previsto em contrato e o que foi efetivamente encontrado na visita.

A Luz Maringá é responsável pela troca de cerca de 55 mil pontos de iluminação por lâmpadas de LED, além da manutenção da rede em toda a cidade. Desde que o serviço deixou de ser executado por servidores do Município, aumentaram as queixas de demora nos reparos.

“Uma estrutura pequena pode ser um indicativo de que o contrato está com atraso. Mas queremos cruzar essas informações com os dados oficiais e ouvir a empresa”, completou Mantovani.

Em nota, a empresa comunicou:

“O consórcio Luz de Maringá informa que está comprometido em cumprir integralmente o que prevê o contrato de PPP firmado em 2024. A concessionária ressalta que ampliou em 125% o número de equipes em campo em relação ao quadro inicial de colaboradores. Este efetivo está dimensionado para cumprir os marcos contratuais previstos na concessão. Em janeiro de 2025, o consórcio atingiu a meta de substituição de 11.303 lâmpadas com tecnologia LED (20% do total). Em março, este percentual chegou a 35% (19.916 lâmpadas). O marco de modernização de 50% dos pontos de iluminação do município será alcançado em junho deste ano, com a substituição de 8.343 lâmpadas, e 100% em outubro, cumprindo o previsto no cronograma do projeto.

Com relação aos canais de atendimento à população, o Luz de Maringá informa que, além do aplicativo, disponibiliza o serviço pelo call center 0800 410 0029 e pelo Portal consorcioluzdemaringa.com.br. Desde o dia 4 de dezembro de 2024, quando entrou em operação, o call center realizou mais de 8.500 atendimentos à população.”

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