Estrutura da Luz Maringá é pequena para cuidar da cidade, diz vereador
A Comissão da Iluminação Pública da Câmara Municipal de Maringá visitou nesta quarta-feira, 17, a sede da empresa Luz Maringá, responsável pela manutenção da iluminação pública na cidade. A visita faz parte da apuração sobre atrasos na troca de lâmpadas, uma das principais reclamações recebidas pelos vereadores desde que o serviço passou a ser prestado pela empresa, vencedora da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação.
Durante a inspeção, o que mais chamou a atenção dos parlamentares foi a estrutura considerada pequena da empresa, localizada na Vila Morangueira. O presidente da Comissão, vereador Flávio Mantovani, afirmou que o tamanho da empresa levanta dúvidas sobre sua capacidade técnica de atender uma cidade do porte de Maringá.

“É um barracão pequeno, com estoque pequeno. Vimos poucas equipes na rua. Para nós, isso explica em parte o atraso, mas também configura um possível descumprimento contratual”, disse Mantovani. Segundo ele, a comissão ainda vai analisar os contratos e anexos firmados entre a empresa e o Município para avaliar se há inconsistências entre o que está previsto em contrato e o que foi efetivamente encontrado na visita.
A Luz Maringá é responsável pela troca de cerca de 55 mil pontos de iluminação por lâmpadas de LED, além da manutenção da rede em toda a cidade. Desde que o serviço deixou de ser executado por servidores do Município, aumentaram as queixas de demora nos reparos.
“Uma estrutura pequena pode ser um indicativo de que o contrato está com atraso. Mas queremos cruzar essas informações com os dados oficiais e ouvir a empresa”, completou Mantovani.
Em nota, a empresa comunicou:
“O consórcio Luz de Maringá informa que está comprometido em cumprir integralmente o que prevê o contrato de PPP firmado em 2024. A concessionária ressalta que ampliou em 125% o número de equipes em campo em relação ao quadro inicial de colaboradores. Este efetivo está dimensionado para cumprir os marcos contratuais previstos na concessão. Em janeiro de 2025, o consórcio atingiu a meta de substituição de 11.303 lâmpadas com tecnologia LED (20% do total). Em março, este percentual chegou a 35% (19.916 lâmpadas). O marco de modernização de 50% dos pontos de iluminação do município será alcançado em junho deste ano, com a substituição de 8.343 lâmpadas, e 100% em outubro, cumprindo o previsto no cronograma do projeto.
Com relação aos canais de atendimento à população, o Luz de Maringá informa que, além do aplicativo, disponibiliza o serviço pelo call center 0800 410 0029 e pelo Portal consorcioluzdemaringa.com.br. Desde o dia 4 de dezembro de 2024, quando entrou em operação, o call center realizou mais de 8.500 atendimentos à população.”