Minha Casa, Minha Vida: ‘O compromisso é construir pelo menos mil casas em Paiçandu’, diz Tarcísio Marques, pré-candidato a prefeito


Por Ivy Valsecchi
WhatsApp-Image-2024-06-19-at-09.11.19
Tarcísio Marques (PT), pré-candidato a prefeito de Paiçandu. Foto: Equipe GMC Online.

Os veículos do Grupo Maringá de Comunicação iniciaram nesta quarta-feira, 19, uma série de entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de Paiçandu. Participam quatro pré-candidatos, que serão entrevistados às 8h20 na Maringá FM pelo apresentador e colunista Tiago Valenciano, às 8h45 pelo Portal GMC Online nos estúdios de podcast do GMC e às 9h35 ao vivo na CBN pela jornalista Brenda Caramaschi.

O objetivo das entrevistas é apresentar à população a visão que cada pré-candidato tem dos principais problemas que o morador de Paiçandu enfrenta no dia a dia, as soluções que têm em mente e os projetos que deseja implantar no município. Os ouvintes e leitores poderão enviar perguntas para o WhatsApp (44) 3220 4048.

O primeiro entrevistado foi Tarcísio Marques (PT). Questionado sobre qual é o principal problema de Paiçandu, o pré-candidato respondeu que é a necessidade de desenvolvimento. “Nós precisamos fazer um desenvolvimento da infraestrutura e comércio da nossa cidade, porque sem esse desenvolvimento, que nós precisamos preparar a nossa cidade para isso, fica muito difícil conseguir gerir uma cidade com tantas necessidades básicas como é a nossa cidade de Paiçandu e também o nosso distrito de Água Boa. Então a primeira coisa antes de qualquer outra que você tem que pensar é que na administração pública você administra uma cidade para pessoas, para público, para todos, onde todas as pessoas são pertencentes a essas necessidades básicas que nós temos que desenvolver. Então para mim hoje precisamos desenvolver a economia do nosso município e colocar Paiçandu no mapa do Brasil, no mapa do Paraná, como uma cidade que prospera e que tenha condições realmente de atender as necessidades básicas da sua população”, disse.

Foto: Equipe GMC Online

Sobre o que fazer para melhorar a educação em Paiçandu, o pré-candidato avaliou que o principal é valorizar o professor. “Infelizmente até o meu governo em 2020 e todos os demais prefeitos que me antecederam sempre foi passado todos os avanços e o valor do piso nacional salarial do professor. Dessa gestão para cá, segundo os professores, a gente tem visto muita insatisfação que isso não tem acontecido. E na verdade, se o professor não está motivado para trabalhar automaticamente o trabalho dele fica comprometido, porque nós seres humanos, faz parte da nossa natureza primitiva, do nosso instinto, você precisa ser motivado para trabalhar bem, para desenvolver um bom trabalho e assim por diante. Então, primeira coisa: para melhorar a qualidade de ensino, é valorizar o profissional que trabalha na escola, seja ele professor, seja ele a pessoa que trabalha na limpeza, seja o cozinheiro e assim por diante. Além disso, também fazer formações continuadas junto com academias, universidades, com professores competentes que saibam desenvolver os temas necessários para dar a formação para os nossos professores. Eu tenho certeza que com essas receitas básicas a gente consegue realmente melhorar a qualidade do nosso ensino”, pontuou.

Questionado sobre recursos federais que pretende conseguir para o município, o pré-candidato respondeu que o objetivo é implantar o programa Minha Casa, Minha Vida em Paiçandu. “Infelizmente quando eu entrei, lá em 2013, o projeto praticamente estava sendo dissolvido, e agora ele está retomando com o presidente Lula novamente. Então já existe o compromisso de a gente construir pelo menos mil casas do programa Minha Casa Minha Vida, uma vez que Paiçandu não tem nenhuma. Tem na verdade, mas não aquelas que atendem as necessidades das pessoas em situação maior de vulnerabilidade […]”.

Assista a entrevista completa abaixo:

Confira abaixo os nomes dos pré-candidatos e as datas em que as entrevistas serão realizadas:

20.06.24 – quinta-feira: Ismael Batista (PSD)
21.06.24 – sexta-feira: Argeu Benites (União Brasil)
24.05.24 – segunda-feira: Carlos Fenille (PP)

Sair da versão mobile