Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de janeiro de 2026

Hossokawa estuda projeto de lei que pretende isentar cobrança de IPTU em bairro de Maringá


Por Walter Téle Menechino Publicado 22/01/2026 às 15h31
Ouvir: 00:00
Mário Hossokawa
Vereador Mário Hossokawa, do PP: estudo pretende corrigir injustiça Foto GMC Online

O vereador Mário Hossokawa (PP) disse nesta quinta-feira, 22, que está elaborando um projeto de lei propondo a isenção do IPTU do Jardim Monte Sião, localizado no extremo Noroeste da área urbana de Maringá. A isenção seria retroativa, de 2017 a 2023, e os proprietários que já pagaram todo ou parte dos impostos do período, ficariam com crédito junto ao Município para abater em impostos futuros.

O que motivou o vereador “a fazer justiça” foi o fato do loteamento não ter sido concluído pela construtora e ter ficado sem redes de água, esgoto e energia elétrica. “Consequentemente, a Prefeitura de Maringá não liberou as construções e, mesmo assim, cobrou o IPTU dos proprietários dos lotes, que não podiam fazer nada com os terrenos”.

A cobrança, considerada injusta pelo vereador, ocorreu durante cerca de cinco anos. Só em 2023, quando a infraestrutura foi concluída, o loteamento foi liberado para edificações. “Tem proprietário que deve mais de R$ 25 mil de IPTU e não tem como pagar”, disse. O loteamento tem centenas de lotes, a partir de 250 m², e basta uma busca na internet para encontrar inúmeras ofertas de venda.

O vereador, que já foi vice-prefeito e está no seu oitavo mandato, disse que está tratando do assunto com o prefeito Silvio Barros, que também “entende que a cobrança foi injusta”. No entanto, as questões legais ainda estão sendo estudadas, para não incorrer em eventuais ilegalidades. Segundo Mário Hossokawa, “em breve devemos ter uma conclusão”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação