Justiça cassa sete vereadores por esquema de compra de votos no Paraná


Por Luciana Peña/CBN Maringá
WhatsApp Image 2026-02-03 at 08.49.55
Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos de sete dos nove vereadores de Francisco Alves, no Paraná, por compra de votos nas eleições municipais de 2024. A decisão atende a um pedido do Ministério Público, que apontou a existência de um esquema de distribuição de vales-combustível a eleitores em troca de votos e apoio político.

De acordo com a ação de investigação judicial eleitoral, os então candidatos a vereador teriam utilizado os vales como forma de benefício direto para influenciar o eleitorado, caracterizando abuso de poder econômico. Durante as apurações, o Ministério Público participou de uma diligência de busca e apreensão realizada em um posto de combustíveis do município.

“Foi evidenciado, nessa ação de investigação judicial eleitoral, a existência de um esquema ilícito nas eleições municipais de Francisco Alves em 2024, envolvendo os vereadores agora condenados. O que se apurou é que os então candidatos distribuíam vales-combustível a eleitores em troca de votos, pedidos de voto e apoio político. À época, o Ministério Público participou de uma diligência de busca e apreensão em um posto de combustíveis da cidade, onde foram encontrados e apreendidos diversos vales e notas fiscais, provas que confirmaram a prática de abuso de poder econômico”, afirma o promotor de Justiça Filipe Rocha e Silva.

A reportagem tenta contato com os envolvidos. Cabe recurso da decisão.

Sair da versão mobile