Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Laudo da PF diz que Bolsonaro precisa de cirurgia para hérnia


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 19/12/2025 às 17h58
Ouvir: 00:00

A Polícia Federal apontou, em laudo pericial, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de cirurgia em caráter eletivo. No que diz respeito ao quadro de soluços, a perícia oficial confirmou que o “bloqueio do nervo frênico é tecnicamente pertinente” e a necessidade de procedimento cirúrgico.

“Esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, diz conclusão da PF, enviada ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (19/12).

LEIA TAMBÉM: Maringá tem um dos 100 maiores PIB do Brasil e o quinto maior do Paraná; veja a lista completa

image
Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Segundo constatou junta médica da PF, após perícia em exames e no ex-presidente, Bolsonaro “é portador de hérnia inguinal bilateral que necessita reparo cirúrgico em caráter eletivo”.

O advogado Paulo Cunha Bueno, que representa Bolsonaro, se manifestou após o envio da perícia. “O laudo da Polícia Federal, não poderia ser diferente, ratificou o diagnóstico dos dois médicos, de sorte que a internação para a realização das cirurgias há de ser deferida pelo Ministro relator”, assinalou.

Com o laudo pronto e entregue, a decisão sobre a realização da cirurgia, bem como a data do procedimento, caberá ao ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro cumpre na Superintendência da PF, em Brasília, pena de 27 anos e 3 meses de prisão após ser condenado na ação da trama golpista. A defesa pediu autorização para que o ex-presidente deixe a cadeia e seja internado no Hospital particular DF Star, também em Brasília.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação