Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Lixo: para tentar acalmar os ânimos, Sarandi propõe desconto de 30%


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 23/02/2023 às 09h41
Ouvir: 00:00
Foto: Prefeitura Municipal de Sarandi

A situação do novo valor da taxa de lixo em Sarandi ganhou um novo capítulo.

Depois da revolta dos moradores quando os carnês chegaram às casas, a Prefeitura de Sarandi está propondo um desconto de 30% para quem fizer o pagamento do boleto à vista e um desconto de 15% para quem decidir parcelar.

O presidente da Câmara de Sarandi, Elnildo Zanchim, o Nildão, diz que o projeto de lei foi entregue pelo Executivo na sessão ordinária dessa quarta-feira, 22, e deve ser votado numa sessão extraordinária.

Segundo ele, o texto altera, também, a data de pagamento para o dia 10 de maio e o contribuinte que efetuou o pagamento pode pedir restituição do valor, diz o vereador.

“Para o pagamento à vista, 30%, e parcelado, 15%, mudando a data do vencimento, que será prorrogada para o dia 10 de maio. Quem já efetuou o pagamento, pode pedir a restituição do valor”, explica Nildão.

Durante a sessão da Câmara, o prefeito de Sarandi, Walter Volpato, disse que a prefeitura agiu dentro da lei.

“Nós não fizemos nada errado, porque a lei foi feita em 2010 pelo ex-prefeito e, depois de 2010 até hoje, é aplicado o índice que é exigido, então, nós fizemos dentro da lei”, afirma o prefeito.

Apesar da proposta, a reportagem apurou com alguns moradores que a indignação com o valor da taxa de lixo continua. Esse contribuinte, que preferiu não se identificar, disse à reportagem que quer o valor zerado.

“A população quer que zere, porque está quase 600% o aumento da taxa de lixo do município de Sarandi. A população quer pagar o preço digno que pagou no passado e que continue sendo cobrado junto com o carnê do IPTU e, não, separado, como é agora”, explica o morador.

Uma manifestação está programada para segunda-feira, 27, em frente à Câmara Municipal.

Segundo o projeto, a proposta do desconto não engloba o IPTU, somente a taxa do lixo.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação