Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Câmara de Maringá aprova campanha permanente contra cigarro eletrônico nas escolas


Por Thiago Danezi Publicado 06/05/2025 às 15h40
Ouvir: 00:00

Na sessão ordinária desta terça-feira, 6, a Câmara Municipal de Maringá aprovou, em primeira discussão, o substitutivo ao Projeto de Lei, de autoria do vereador Diogo Altamir da Lotérica (PSDB), que institui a Campanha Municipal de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico no Ambiente Escolar.

O texto foi aprovado por unanimidade, com 20 votos favoráveis, e propõe a realização permanente da campanha em escolas municipais e também nas instituições estaduais sediadas no município. A iniciativa visa alertar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos e seus derivados.

20250506_cmm_293e
Foto: Divulgação | Câmara de Maringá

De acordo com o projeto, a campanha poderá contar com a parceria de entidades sem fins lucrativos e organizações que atuem na prevenção ao uso de substâncias nocivas à saúde. Entre as ações previstas estão palestras, rodas de conversa, seminários, debates e outros eventos educativos, com foco na conscientização e na promoção de ambientes escolares mais saudáveis.

O vereador, durante o uso da tribuna na câmara, disse que: “vivemos um cenário em que, desde 2009, o uso de cigarros eletrônicos é proibido nas escolas em todo o território nacional. Ainda assim, vemos muitos jovens utilizando esse tipo de cigarro. Por ser mais acessível e ter diversos sabores, muitos acham que fumar é algo legal. No entanto, cada vez mais surgem estudos mostrando os riscos à saúde causados pelo uso do cigarro eletrônico.”

A proposta ainda será analisada em segunda discussão antes de seguir para sanção do Executivo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação