15 de julho de 2025

Câmara de Maringá aprova campanha permanente contra cigarro eletrônico nas escolas


Por Thiago Danezi Publicado 06/05/2025 às 15h40
Ouvir: 02:12

Na sessão ordinária desta terça-feira, 6, a Câmara Municipal de Maringá aprovou, em primeira discussão, o substitutivo ao Projeto de Lei, de autoria do vereador Diogo Altamir da Lotérica (PSDB), que institui a Campanha Municipal de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico no Ambiente Escolar.

O texto foi aprovado por unanimidade, com 20 votos favoráveis, e propõe a realização permanente da campanha em escolas municipais e também nas instituições estaduais sediadas no município. A iniciativa visa alertar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos e seus derivados.

20250506_cmm_293e
Foto: Divulgação | Câmara de Maringá

De acordo com o projeto, a campanha poderá contar com a parceria de entidades sem fins lucrativos e organizações que atuem na prevenção ao uso de substâncias nocivas à saúde. Entre as ações previstas estão palestras, rodas de conversa, seminários, debates e outros eventos educativos, com foco na conscientização e na promoção de ambientes escolares mais saudáveis.

O vereador, durante o uso da tribuna na câmara, disse que: “vivemos um cenário em que, desde 2009, o uso de cigarros eletrônicos é proibido nas escolas em todo o território nacional. Ainda assim, vemos muitos jovens utilizando esse tipo de cigarro. Por ser mais acessível e ter diversos sabores, muitos acham que fumar é algo legal. No entanto, cada vez mais surgem estudos mostrando os riscos à saúde causados pelo uso do cigarro eletrônico.”

A proposta ainda será analisada em segunda discussão antes de seguir para sanção do Executivo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação