Maringá pode ganhar mais um feriado municipal. A criação do Dia da Consciência Negra em Maringá, em 20 de novembro, é um projeto de autoria dos vereadores Professora Ana Lucia Rodrigues (PDT) e Dr. Manoel (PL).
O projeto de lei nº 16558/2022 foi protocolado na câmara de vereadores de Maringá em dezembro do ano passado e atualmente está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa. A CCJ é uma das três comissões permanentes da câmara, além da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) e Comissão de Políticas Gerais (CPG).
Sob análise da comissão, o projeto será votado pela admissibilidade ou inadmissibilidade de lei antes da deliberação em plenário. Desta forma, os vereadores que compõem a CCJ analisarão a possibilidade da criação de mais um feriado municipal em Maringá e votarão pela sua viabilidade ou não. Caso aprovado na CCJ, o projeto segue então para ser votado e discutido amplamente na câmara, com a participação de todos os 15 vereadores.
Fazem parte da CCJ os vereadores Sidnei Telles (AVANTE), Mario Verri (PT) e Delegado Luiz Alves (REPUBLICANOS).
Segundo o documento que cria o Dia da Consciência Negra em Maringá, “[…] ora instituído passará a constar como feriado no Calendário Oficial de Eventos do Município.“
FERIADOS MUNICIPAIS EM MARINGÁ
Maringá conta com dois feriados municipais já instituídos em lei. São eles o aniversário de Maringá, em 10 de Maio, e o dia da Padroeira de Maringá, Nossa Senhora da Glória, em 15 de Agosto.
O aniversário de Maringá é oficialmente no dia 10 de maio, mas de acordo com a lei 8045/2008, o feriado do aniversário será comemorado na segunda segunda-feira do mês de maio, quando o dia 10 de maio não cair no domingo, ocasião em que as comemorações serão mantidas neste dia.