16 de julho de 2025

Maringá pode entrar na rota internacional do turismo japonês; entenda


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 17/06/2025 às 16h08
Ouvir: 02:36

Maringá pode entrar na rota internacional do turismo japonês. O prefeito Silvio Barros (PP) está em missão oficial no Japão e cumpre uma agenda intensa que inclui reuniões com autoridades do governo, da iniciativa privada e de entidades internacionais. Um dos temas destacados durante a viagem foi o potencial turístico da cidade, que possui dois parques japoneses inaugurados por imperadores, algo considerado raro até mesmo no Japão.

Segundo a tradição japonesa, locais onde o imperador pisa são considerados solo sagrado, o que confere ainda mais relevância aos espaços localizados em Maringá: o Parque do Japão, inaugurado pelo imperador Naruhito, e o jardim japonês no Parque do Ingá, inaugurado pelo então imperador Akihito.

472454858_9026296894131878_6381200705175784026_n
Foto: Prefeitura de Maringá | PMM

Em entrevista à CBN Maringá, Silvio Barros contou que o tema surpreendeu autoridades do Ministério do Turismo japonês, que demonstraram interesse em estreitar laços com a cidade e em divulgar os parques como atrativos para turistas japoneses que viajam ao Brasil. “Eles ficaram muito impressionados com as fotos e com a informação de que dois imperadores visitaram Maringá. Não sabiam da existência desses jardins e demonstraram real interesse em promover esse intercâmbio turístico”, disse o prefeito.

43e5532f-ee1c-40d5-9732-1f3759f72f5a
Foto: Divulgação / PMM

Além do potencial turístico, a missão oficial também tem objetivos econômicos e diplomáticos. Barros participou de encontros com representantes da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), que investe em projetos sustentáveis no Brasil. O prefeito apresentou propostas relacionadas ao programa Lixo Zero e à implantação de estruturas sustentáveis em Maringá, como prédios públicos carbono neutro.

Outro ponto de destaque na agenda foi o encontro com o príncipe herdeiro do Japão, que já esteve em Maringá com a princesa Kako. “Ele comentou que a filha ficou encantada com a recepção em Maringá e ligou várias vezes do Brasil para compartilhar a experiência. Isso fortalece ainda mais os laços entre nossos povos”, destacou Barros.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação