A Prefeitura de Maringá recebeu R$ 896 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, provenientes dos programas Pacto pela Inovação e Fundo a Fundo. Os recursos serão destinados a ações de modernização da gestão pública, fortalecimento da ciência e tecnologia e implantação do Hub Municipal de Inovação, com foco em robótica e inteligência artificial. A assinatura do termo de repasse ocorreu em cerimônia no Paço Municipal realizada nesta terça-feira, 30.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
Durante o evento, o prefeito Silvio Barros destacou que o investimento amplia a capacidade do município de transformar tecnologia em políticas públicas concretas. “Esses recursos são um divisor de águas para Maringá. Junto à Agência Maringá de Tecnologia e Inovação, ao InPacta e à Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo, vamos multiplicar as oportunidades para quem quer criar e para quem já faz inovação”, afirmou.
O repasse foi autorizado após a aprovação do plano de trabalho apresentado pela Prefeitura, que atendeu integralmente aos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado. O modelo Fundo a Fundo permite a transferência direta dos recursos ao Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FMCTI), o que garante maior agilidade no processo de aquisição e execução dos investimentos.
O secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressaltou que a iniciativa faz parte de um movimento inédito no Paraná. “Pela primeira vez, o Estado destinou R$ 50 milhões diretamente aos municípios que cumpriram todos os critérios técnicos. Maringá demonstrou competência e planejamento, o que possibilitará aplicar os recursos em espaços de inovação, equipamentos tecnológicos e outras ações estruturantes”, explicou.
A diretora-presidente do InPacta, Cristiane Hasegawa, ressaltou que o incentivo fortalece a estrutura tecnológica do município. “A iniciativa do Governo do Estado facilita o acesso aos recursos e reforça o papel da tecnologia como instrumento para melhorar a qualidade de vida. Iremos qualificar a infraestrutura da Prefeitura e oferecer serviços com mais eficiência e qualidade à população”, declarou.
Os investimentos iniciais serão direcionados à aquisição de equipamentos e à ampliação da infraestrutura voltada à transformação digital da administração municipal. Também estão previstas ações para fortalecer um coworking público, os laboratórios de qualificação e requalificação profissional, o espaço maker municipal e o Hub Municipal de Inovação, ampliando o suporte a startups e projetos de inovação aplicada.
O vice-presidente representante do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilson Tazinafo, enfatizou o impacto regional do repasse. “Sem inovação e tecnologia, não há desenvolvimento. Recursos dessa magnitude fortalecem os ambientes de inovação, criam condições para que empresas de base tecnológica cresçam e consolidam todo o ecossistema inovador dos municípios.”
Para o representante da Câmara de Vereadores de Maringá no evento, Flávio Mantovani, os municípios compreendem e aplicam tecnologia de forma concreta, com impacto em áreas como educação, saúde e geração de renda, graças a diversas iniciativas que vêm desmistificando a inovação no setor público. “A tecnologia deixou de ser algo abstrato para se tornar uma ferramenta que melhora, de fato, a vida do cidadão”, disse o vereador Flávio Mantovani.