Maringá recebeu visita oficial do embaixador do Japão, Teiji Hayashii

É a primeira vez que o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashii, vem à Maringá. O objetivo foi estreitar as relações com o município, uma das maiores colonizações nipônicas do estado.
Desde que assumiu a Embaixada do Japão no Brasil, em dezembro de 2021, é a primeira vez que Teiji Hayashii, veio à Maringá. Além de visitar o Parque do Japão e a comunidade São Francisco Xavier, o embaixador se reuniu com o prefeito Ulisses Maia, em reunião que durou mais de uma hora.
De acordo com Ulisses Maia, o encontro oficial, serviu para estreitar as relações entre Maringá e Japão.
“O Japão tem laços muito fortes com o Brasil. […] Maringá é um polo do agronegócio, somos a nona maior exportadora do Brasil e o Japão é um dos maiores consumidores de carne de frango. Então são várias oportunidades que surgem”, disse o prefeito.
Foram tratados assuntos como a educação, tecnologia, agricultura e meio ambiente. De acordo com o Embaixador, Teiji Hayashii, a sustentabilidade tem um papel importante nessa relação.
“Muitas possibilidades de desenvolver essas relações comerciais entre o Japão e Maringá. […] Muitas empresa têm interesse de fazer investimento na área sustentável”, disse o embaixador.
O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão e deputado federal, Luiz Nishimori, foi quem intermediou a visita do Embaixador à Maringá. O parlamentar disse que vai conversar com Teiji Hayashii sobre a possibilidade de estabelecer o livre comércio entre os dois países.
“Nós temos que rever também a questão do livre comércio. Estabelecer o livre comércio entre Brasil e Japão é muito importante”, disse o deputado.
A administração municipal confirmou que vai participar das comemorações dos 50 anos da irmandade entre Maringá e a cidade japonesa de Kakogawa, no ano que vem. Após a troca de presentes, a comitiva representada pelo Embaixador Teiji Hayashii , pelo cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, e o presidente da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, Eduardo Suzuki, visitou o Asilo Wajunkai.