Maringá tem mais de 3 mil imigrantes haitianos


Por Letícia Tristão/CBN Maringá
Câmara de Maringá mantém atividades presenciais suspensas até 28 de março
Foto: Câmara Municipal de Maringá

O número pode variar, mas atualmente a Secretaria de Juventude e Cidadania calcula que há cerca de 19 mil imigrantes de diversas nacionalidades em Maringá. Cerca de 3 mil são haitianos, assim como o secretário da pasta, Emanuel Predestin. Na região da Amusep, o número pode chegar a 8 mil.

Segundo ele, a região é acolhedora e que dá oportunidades de trabalho para que os imigrantes se desenvolvam.

“Atualmente, nós temos toda uma estrutura para não somente receber o migrante, mas também para acolher os migrantes. Nós estamos desenvolvendo bastante trabalhos na documentação, na inserção no mercado de trabalho e também espaço de acolhimento”, disse Predestin.

O secretário recebeu nesta quinta-feira, 30, uma homenagem da Câmara Municipal de Maringá, o brasão do município, a pedido do vereador Sidnei Telles.

Predestin afirma que tem o sonho de ser o presidente do Haiti.

“Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida, seguido pela minha nomeação como secretário municipal de juventude e cidadania, é um dia que eu estou tão feliz, tão contente, que eu não tenho palavras descrever essa emoção. Só temos que agradecer à população maringaense que nos acolheu, nos recebeu e nos dá todo o apoio. Um dos meus maiores sonhos é ser presidente da república, não pelo título de ser presidente, mas para contribuir no desenvolvimento do meu país. Hoje eu estou aqui no Brasil aprendendo bastante […] nós queremos levar essa política de desenvolvimento para que possamos melhorar as condições e a vida das pessoas”, disse.

No dia 25 de junho foi celebrado o Dia do Imigrante.

Veja outras matérias na CBN Maringá. 

Sair da versão mobile