Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de dezembro de 2025

Médicos atualizam estado de saúde de Bolsonaro após cirurgia


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 27/12/2025 às 11h37
Ouvir: 00:00
image
Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O Hospital DF Star divulgou, no início da noite desta sexta-feira (26/12), uma nova nota sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que permanece internado sob recuperação após cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral. Segundo a equipe médica, Bolsonaro iniciou reabilitação com fisioterapia, teve a analgesia otimizada e segue com medidas farmacológicas para prevenção de trombose, além de ajustes nas medicações para soluço e refluxo gastroesofágico.

Segundo os médicos, não há previsão de novos exames ou procedimentos nesta sexta-feira, e o ex-presidente segue em acompanhamento clínico no pós-operatório.

LEIA TAMBÉM: Ventos fortes no Rio Paraná assustam pilotos de barcos e jet-skis em Porto Rico; assista

Motivo da cirurgia

  • A cirurgia foi realizada após laudo pericial da Polícia Federal (PF) apontar que Bolsonaro apresenta hérnia inguinal bilateral, condição que exige correção cirúrgica em caráter eletivo.
  • O problema ocorre quando parte do intestino ou de outro tecido interno se projeta por uma área enfraquecida da musculatura abdominal, podendo causar dor e desconforto.
  • O procedimento, considerado bem-sucedido, foi realizado sob anestesia geral e incluiu a colocação de uma tela sintética para reforço da parede abdominal e prevenção de novas hérnias.

Internação e medidas de segurança

Bolsonaro deu entrada no Hospital DF Star na manhã de quarta-feira (24/12), sob forte esquema de segurança. Esta é a primeira vez que o ex-presidente deixa a Superintendência da Polícia Federal desde que foi preso, em 22 de novembro.

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o quarto onde Bolsonaro está internado permanece sob vigilância permanente de dois agentes da PF, 24 horas por dia. Equipes de segurança também atuam nas áreas internas e externas da unidade hospitalar.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação