‘Melhorar a segurança em Paiçandu, passa pela criação de uma Guarda Municipal’, diz Argeu Benites, pré-candidato a prefeito


Por Ivy Valsecchi
WhatsApp-Image-2024-06-21-at-09.10.13
Argeu Benites (União Brasil). Foto: Equipe GMC Online.

Os veículos do Grupo Maringá de Comunicação iniciaram nesta quarta-feira, 19, uma série de entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de Paiçandu. Participam quatro pré-candidatos, que serão entrevistados às 8h20 na Maringá FM pelo apresentador e colunista Tiago Valenciano, às 8h45 pelo Portal GMC Online nos estúdios de podcast do GMC e às 9h35 ao vivo na CBN pela jornalista Brenda Caramaschi.

O objetivo das entrevistas é apresentar à população a visão que cada pré-candidato tem dos principais problemas que o morador de Paiçandu enfrenta no dia a dia, as soluções que têm em mente e os projetos que deseja implantar no município. Os ouvintes e leitores poderão enviar perguntas para o WhatsApp (44) 3220 4048.

O primeiro entrevistado foi Tarcísio Marques (PT), nesta quarta-feira, 19. Já nesta quinta-feira, 20, quem respondeu as perguntas foi Ismael Batista (PSD), atual prefeito da cidade. Nesta sexta-feira, o entrevistado foi Argeu Benites (União Brasil).

Questionado por que se sente preparado para ser prefeito de Paiçandu, Argeu Benites respondeu: “Eu me sinto preparado porque ao longo do tempo eu estudei. Sou contador, sou especialista em gestão pública, atuei também como auditor e consultor em diversos municípios do nosso estado do Paraná e atuei na consultoria de alguns fundos de previdência também. Então eu me sinto preparado para governar a cidade e dar o meu melhor e fazer uma gestão de verdade que Paiçandu precisa”.

Sobre o que fazer para melhorar a mobiidade urbana e o trânsito de pessoas de Paiçandu para Maringá diariamente, o pré-candidato avalia que a principal ação é criar um programa de desenvolvimento para a cidade. “Há mais de 20 anos que não existe nenhum programa de desenvolvimento e incentivos para que as indústrias se instalem em Paiçandu. Então tem que criar esse programa, levar as indústrias, porque hoje Paiçandu mais perde indústria do que chega indústria, então a gente está perdendo indústria para outros municípios porque nenhum incentivo tem lá para que as indústrias se instalem. Então, o município possui uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados próxima à Cocamar e ali dá para implantar um parque industrial, incentivando, fazendo a cessão de terrenos, incentivo dos impostos municipais para que a gente atraia as indústrias ali, gerando a receita, aumentando a arrecadação do município e também gerando emprego. Aí com certeza vai diminuir o fluxo de pessoas para Maringá, porque hoje uma boa parcela da população de Paiçandu reside ali, mas trabalha em Maringá. E assim nós vamos resolver a questão da mobilidade e depois também temos a questão da mobilidade urbana interna que tem que ser resolvida, porque há muitos anos ali nada se foi feito, a frota tem aumentado e muito, e o trânsito lá hoje em horário de pico dentro da cidade hoje é problemático e tem que ser resolvido, fazer um estudo com engenharia de trânsito para melhorar também o fluxo interno da área urbana”.

Thiago Valenciano e Argeu Benites. Foto: Equipe GMC Online.

Questionado sobre o que fazer para melhorar a situação do professor municipal de Paiçandu, Argeu Benites disse que “Infelizmente a educação de Paiçandu vem sofrendo há algum tempo”. “Eles têm uma progressão atrasada lá que há mais de dez anos que não são pagos. E nessa gestão se agravou ainda mais, com o não cumprimento do piso, que é uma lei federal de 2008 e não está sendo cumprida. O Governo Federal faz a sua parte, que é o repasse. Só o ano passado o prefeito tinha ali à sua disposição R$ 40 milhões e 200 mil que ele poderia usar até 100% para pagamento de professores. Foram investidos R$ 33,5 milhões. Se fazer uma conta rápida, daria para dar 20% de imediato de reajuste. Eu vejo também que tem que fazer outras ações, como por exemplo a criação do fundo de previdência. Todos os municípios que têm bem gerenciado ele é viável. Hoje, o município paga 23% em cima de cada salário de cada servidor para o INSS. Com o fundo de previdência cai para 12. Então já abriria margem de mais 11%. E outras ações, de geração de emprego, desburocratizar a máquina pública, estender a mão ao pequeno empreendedor, e não aquela ação punitiva de ir lá e multar. Muitas vezes o município vai lá e multa o pequeno empreendedor, ele já fecha, dependendo da multa, então não é esse o caminho. O caminho é incentivar para que as indústrias se estabeleçam, dar um prazo, condições para ele, para ele se regularizar e assim aumentar a arrecadação do município e melhorar a questão da educação e todas as outras áreas”.

Já a respeito das propostas para a área de assistencia social, o pré-canditato disse: “Essa área junto ao Governo Federal tem muito recurso para atender. O que falta muitas vezes são projetos, então tem que colocar pessoas capacitadas para elaborar os projetos e atendendo essas famílias não só com a questão da assistência básica, mas também fazendo capacitaçõs, devolvendo a dignidade, melhorando a autoestima e preparando esse pessoal para o mercado de trabalho, para reinserir no mercado de trabalho”.

Em relação à área de esportes e lazer, Argeu Benites apontou que se trata de uma demanda na cidade. “Hoje Paiçandu praticamente não tem área de lazer, então tem que melhorar ali as praças, pensamos também ali em um parque, porque as áreas existem. Tem que se fazer projetos e buscar recursos junto ao governo do estado, ao governo federal, para criar essas áreas de lazer para a nossa população, porque infelizmente Paiçandu, o nosso comerciante, perde muitos recursos por falta dessas áreas de lazer”.

Sobre as propostas para melhorar o atendimento no Hospital Municipal de Paiçandu e se há a possibilidade de a cidade ganhar uma Upa, o pré-candidato respondeu: “Infelizmente o nosso hospital foi fechado para uma reforma há dez anos e não reabriu mais, funcionando ali apenas como uma unidade de pronto atendimento, então nós temos que reabrir o hospital, voltar a ter as cirurgias, os partos, o atendimento pediátrico, uma farmácia 24 horas e voltar a realmente a atender a população. Existe sim a possibilidade de a gente, junto ao Governo do Estado, ao Governo Federal, de buscar recursos para também criar uma UPA em Paiçandu, porque a cidade ja comporta e vamos trabalhar para isso”.

Perguntado se há proposta para ativar a Guarda Municipal de Paiçandu e melhorar a segurança do município, Argeu Benites disse: “Sim. Tem que se implantar a Guarda Municipal em Paiçandu. Não vejo uma melhora na segurança de Paiçandu sem a implantação da Guarda Municipal. Então há a necessidade urgente da implantação da Guarda Municipal, junto com a câmeras de monitoramento, mas que essas câmeras também tem que ser monitoradas. E também aumentando o repasse ao conselho de segurança para melhorar a questão ali da polícia militar, a polícia civil e uma cobrança junto ao governo do estado para aumentar o efetivo da Polícia Militar”.

Assista a entrevista completa com Argeu Benites abaixo:

Confira abaixo o nome do próximo pré-candidatos e a data em que a entrevista será realizada:

24.05.24 – segunda-feira: Carlos Fenille (PP)

Sair da versão mobile