Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de fevereiro de 2026

Ministro da Malásia diz que estresse no trabalho faz as pessoas se tornarem gays


Por Redação GMC Online Publicado 05/02/2026 às 16h39
Ouvir: 00:00

O ministro de Assuntos Religiosos da Malásia, Zulkifli Hasan, gerou uma onda de comentários nas redes sociais após afirmar que o estresse do trabalho pode “tornar” as pessoas homossexuais. A declaração foi feita na última semana e ocorre em um contexto de crescente pressão governamental sobre a comunidade LGBTQIA+ do país.

image
Foto: Reprodução/X @DrZulkifliHasan

O comentário do ministro aconteceu quando ele respondia, por escrito, à deputada Siti Zailah Mohd Yusoff, do partido de oposição PAS. Na afirmação, ele citava o estresse laboral como um dos vários fatores que supostamente influenciaram pessoas a adotarem orientações sexuais não heterossexuais.

De acordo com informações do South China Morning Post, na resposta, o ministro citou um estudo de 2017 atribuído a “Sulaiman et al”. “Influência social, experiências sexuais, estresse no trabalho e outros fatores pessoais se enquadram nesta categoria [de possíveis causas]”, afirmou Zulkifli, acrescentando que a combinação desses elementos “pode contribuir para o aumento de atos LGBT”.

Leia a matéria completa no O Tempo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação