Morreu nesta terça-feira, 3, o ex-prefeito de Jandaia do Sul e ex-deputado federal, José Rodrigues Borba, aos 76 anos. Natural de Mandaguari, Borba construiu uma trajetória marcante na política, sendo um dos grandes representantes do Vale do Ivaí e também do Paraná no Congresso Nacional.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
José Rodrigues Borba nasceu em 14 de julho de 1949, filho de Alzira Maria de Jesus Borba e Luís Rodrigues Borba. Além de político, ele foi contador e empresário. O ex-deputado estava enfrentando há anos problemas de saúde e morava em Maringá. O prefeito Ditão Pupio (MDB) decretou luto oficial por três dias no município e divulgou uma nota de pesar pela morte. Veja abaixo
“Foi um político importante, que representou a região e o Paraná por muitos anos. É uma grande perda, sem dúvida, para a política”, disse Pupio ao TNOnline.
O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, também lamentou a perda: “Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento de José Borba, ex-prefeito de Jandaia do Sul e ex-deputado federal, cuja trajetória pública foi marcada pelo compromisso com a vida política e com o desenvolvimento do Paraná. Neste momento de dor, expresso meus mais sinceros sentimentos à família, aos amigos e a todos que conviveram com José Borba. Que Deus conforte e fortaleça a todos diante dessa perda irreparável”.
Em Jandaia do Sul, Borba foi vereador entre 1977 e 1982. Posteriormente, exerceu dois mandatos como prefeito do município (1989-1993 e 2009-2012).
Na esfera federal, foi deputado em três mandatos (1995-1999, 1999-2003 e 2003-2007). Em Brasília, foi uma das principais e mais influentes lideranças políticas por vários anos.
Filiado ao Partido Progressistas (PP), legenda à qual permaneceu desde 2007, Borba era casado com Maria Aparecida Borba e deixa três filhos.
Não há ainda informações de velório, que deve ser realizado no Auditório Municipal Professor Lourenço Ildefonso da Silva, e sepultamento.
As informações são do TNOnline.