Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Nobel de Economia sobre Trump taxar Brasil: “Motivo de impeachment”


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 11/07/2025 às 09h07
Ouvir: 00:00

O economista americano e vencedor do Nobel de Economia Paul Krugman criticou as tarifas de 50% impostas por Donald Trump sobre exportações brasileiras. Em texto publicado na noite dessa quarta-feira, 9, intitulado “Programa de Proteção a Ditadores de Trump”, ele afima que a ação do presidente dos Estados Unidos tem “fins políticos” e seria “motivo suficiente” para o impeachment.

002
Foto: Reprodução

“Repare que Trump mal finge ter uma justificativa econômica para essa ação. Tudo isso tem a ver com punir o Brasil por colocar Jair Bolsonaro em julgamento”, diz. “Não seria a primeira vez que os Estados Unidos usam a política tarifária para fins políticos”, disse ele no texto.

De acordo com o economista, a tarifação também é “maligna e megalomaníaca”. “Por que digo que é megalomaníaco? O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes. Veja para onde vão suas exportações: as exportações para os EUA representam menos de 2% do PIB brasileiro. Trump realmente imagina que pode usar tarifas para intimidar uma nação enorme — que nem sequer depende muito do mercado americano — a abandonar a democracia?”, questionou.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação