Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de outubro de 2024

‘Iremos priorizar saúde e segurança e cortar gastos onde precisa’, diz Delegado Jacovós, pré-candidato à Prefeitura de Maringá


Por Iasmim Calixto Publicado 06/10/2023 às 10h39 Atualizado 09/10/2023 às 17h16
Ouvir: 00:00

O deputado estadual Delegado Jacovós (PL), que é pré-candidato à Prefeitura de Maringá, participou na manhã desta sexta-feira, 6, da segunda rodada da série de entrevistas promovidas pelo Grupo Maringá de Comunicação. O itinerário de Jacovós contou com entrevistas para a Rádio Maringá FM, Portal GMC Online e CBN Maringá.

Durante entrevista ao GMC Online, o pré-candidato respondeu a perguntas de leitores e comentou sobre questões sobre saúde, gestão municipal e segurança pública em Maringá. Jacovós afirmou que é necessário priorizar a saúde na Cidade Canção, especialmente com o pleno funcionamento do Hospital da Criança.

“Nós precisamos, na próxima gestão, priorizar mais a questão da saúde em Maringá. Eu não posso, efetivamente, falar que o Hospital da Criança é uma obra da atual administração, porque houve todo o contexto de recursos federais e estaduais, e óbvio, que se vem uma obra dessa para Maringá, é importante para a cidade. Mas nós não podemos ter em Maringá obras chamadas elefantes brancos. Tanto é que o hospital já está terminado há mais de um ano, o município já entrou com uma contrapartida, recursos de custeio de R$ 1,5 milhão mensal, o governo estadual R$ 1,5 milhão mensal e o governo federal, que deveria vir com o dobro disso, até agora não se manifestou. Então nós temos um hospital pronto, com equipamentos, e o hospital não funciona. Essa é uma obra que eu obviamente iria dar continuidade e fazer funcionar como hospital e não como uma unidade de pronto atendimento […] nós teremos que buscar recursos para fazer com que o Hospital da Criança seja efetivamente um hospital”, afirmou o pré-candidato.

Delegado Jacovós é pré-candidato à Prefeitura de Maringá. Foto: GMC/Divulgação

DELEGADO JACOVÓS DIZ QUE É PRECISO MUNICIPALIZAR A SEGURANÇA PÚBLICA EM MARINGÁ

Ao GMC Online, o deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Maringá, Delegado Jacovós, afirmou que segurança pública não é dever apenas do governo estadual ou federal, e que é necessário investir na segurança pública municipal.

“Longe de ser problemas do estado [a questão da segurança pública]. […] hoje, nós temos que buscar o máximo possível da municipalização da segurança pública, porque o estado, apesar de constar na constituição que segurança pública é dever do estado, o estado somos todos nós. Os cidadãos e cidadãs maringaenses pagam impostos. Se nós temos condições de ter uma guarda civil municipal em condições de dar segurança pública ao maringaense, por que eu vou ficar aguardando o estado me mandar recursos se eu posso fazer isso de uma forma efetiva? Então, numa possível gestão do Delegado Jacovós como prefeito, nós teríamos a melhor guarda municipal do Brasil e a melhor segurança pública do Brasil, com certeza, porque eu investiria na segurança pública através da guarda municipal.”

Delegado Jacovós é pré-candidato à Prefeitura de Maringá. Foto: GMC/Divulgação

AO COMENTAR SOBRE A GESTÃO NO PODER EXECUTIVO, O PRÉ-CANDIDATO AFIRMA QUE É PRECISO ANALISAR O TRABALHO FEITO PELAS SECRETARIAS MUNICIPAIS

“Qualquer pré-candidato a prefeito que chegue aqui e fale ‘vou diminuir para 15’, ‘vou diminuir para 20’ [as secretarias municipais] sem ter um estudo prévio sobre isso, sem saber exatamente o contexto em que essas novas secretarias foram criadas, precisa analisar primeiro. Quem fez esse estudo [para a criação de novas secretarias], de que forma foi feita? […] se você analisar e ver que elas foram criadas apenas para serem cabides de emprego, logicamente eu cortaria. Agora, não posso aqui, de imediato, fazer uma avaliação dessa sem saber exatamente os números que geraram a criação dessas secretarias. Como eu disse, nós temos uma secretaria para cuidar de imigrantes, mas quantos imigrantes chegam em Maringá por mês? Isso demanda a existência de uma secretaria? […] Então é preciso que se tenha exatamente esses números […] para que se possa sentenciar e dizer ‘vou cortar essa secretária’ ou ‘vou manter essa'”, disse.

Assista a entrevista completa:

Série de entrevistas com pré-candidatos à Prefeitura de Maringá

Nesta sexta-feira, 6 de outubro, o Grupo Maringá de Comunicação seguiu com a segunda rodada de entrevistas com pré-candidatos à Prefeitura de Maringá, conversando com o pré-candidato Delegado Jacovós (PL).

Seguindo o modelo adotado na primeira rodada, os pré-candidatos passarão por entrevistas, no Jornalismo da Maringá FM às 8h20, nos estúdios da rádio CBN Maringá às 9h35 e respondendo a perguntas da população, no Portal GMC Online. As informações também farão parte da programação da MIX FM Maringá, com notas sobre as informações mais relevantes em cinco edições do MIX News.

Na primeira fase de entrevistas com pré-candidatos à Prefeitura de Maringá, o Grupo Maringá de Comunicação recebeu os pré-candidatos Flávio Mantovani (Solidariedade), Mario Verri (PT), Edson Scabora (MDB), Humberto Henrique (Solidariedade), Homero Marchese (Republicanos), Doutor Batista (União Brasil), Do Carmo (União Brasil) e Silvio Barros (PP). Na segunda fase, o pré-candidato Evandro Oiliveira (PSDB) deu início às entrevistas.

Confira abaixo os nomes dos pré-candidatos e as datas em que as entrevistas serão veiculadas:

09.10.23 – Segunda-feira
Sidnei Telles (Avante) – vereador

13.10.23- Sexta-feira
Ana Lúcia Rodrigues (PDT) – vereadora

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Eleições 2024

Broches, camiseta, celular: confira o que é permitido e proibido neste domingo


Mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para escolher prefeitos e vereadores dos 5.569 municípios…


Mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para escolher prefeitos e vereadores dos 5.569 municípios…