‘Paiçandu tem que ser planejada para o futuro’, diz Ismael Batista, prefeito e pré-candidato à reeleição


Por Ivy Valsecchi
WhatsApp-Image-2024-06-20-at-09.08.35
Ismael Batista (PSD). Foto: Equipe GMC Online.

Os veículos do Grupo Maringá de Comunicação iniciaram nesta quarta-feira, 19, uma série de entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de Paiçandu. Participam quatro pré-candidatos, que serão entrevistados às 8h20 na Maringá FM pelo apresentador e colunista Tiago Valenciano, às 8h45 pelo Portal GMC Online nos estúdios de podcast do GMC e às 9h35 ao vivo na CBN pela jornalista Brenda Caramaschi.

O objetivo das entrevistas é apresentar à população a visão que cada pré-candidato tem dos principais problemas que o morador de Paiçandu enfrenta no dia a dia, as soluções que têm em mente e os projetos que deseja implantar no município. Os ouvintes e leitores poderão enviar perguntas para o WhatsApp (44) 3220 4048.

O primeiro entrevistado foi Tarcísio Marques (PT), nesta quarta-feira, 19. Já nesta quinta-feira, 20, quem respondeu as perguntas foi Ismael Batista (PSD), atual prefeito da cidade.

Ao responder por que se sente preparado para continuar sendo prefeito da cidade, Ismael falou sobre desenvolvimento. “Paiçandu está em uma fase de crescimento e de pleno avanço por conta do aeroporto e do porto seco que vai ser criado próximo ao aeroporto. Nos próximos anos Paiçandu vai ter um crescimento ainda maior que já teve nos últimos anos. Com isso, a cidade já tem que ser planejada para o futuro. A gente observou quando iniciou o mandato que a cidade não foi planejada para o futuro. O que é planejar a cidade para o futuro? fazer vias mais largas, trazer desenvolvimento para acessos mais fáceis e rápido já que vamos ter ali um porto, os acessos e a mobilidade que trazem esse desenvolvimento para o município. Tínhamos também um problema muito sério de mobilidade em Paiçandu nas nossas ruas e a gente contratou uma empresa, está quase na parte final, a empresa está fazendo um levantamento em todo o nosso município e vai, ao final desse levantamento falar: Paiçandu, para melhorar essa mobilidade vai ter que fazer isso’, e a gente vai aplicar o projeto que for apresentado por essa empresa. Essa semana Paiçandu recebeu um prêmio a nível estadual entre os municípios de 30 a 100 mil habitantes nós ficamos em segundo lugar de mobilidade e infraestrutura,então fiquei muito feliz e isso mostra que estamos no caminho certo na administração do município e trazendo desenvolvimento pro nosso município e trazendo as demandas de atendimento para a nossa população”.

Na entrevista, Ismael também foi questionado sobre os planos para continuar desenvolvendo o setor sul de Paiçandu, já que, após a duplicação da PR-323, a cidade se dividiu em norte e sul. “Está tramitando um pedido junto ao governo do estado para fazer uma trincheira próxima um pouco depois do Parque São Jorge, que é o último bairro de Paiçandu. Essa trincheira vai dar acessibilidade mais rápida e vai dar mais agilidade no retorno para aquela população. E também está tramitando, está na parte de projeto, uma passarela que nós vamos colocar ali, ligando o Jardim Laranjeiras ao Jardim Canadá, para fazer esse elo, já que a rodovia separou a cidade, os pedestres vão ter ali essa passarela que vai melhorar a travessia. Hoje eles têm que ir lá no centro, onde tem o viaduto, para transitar para o outro lado da cidade, então essa passarela vai melhorar esse trânsito dos pedestres, esse tráfego para eles passarem de um bairro para outro”, respondeu.

Tiago Valenciano e Ismael Batista. Foto: Equipe GMC Online.

Questionado sobre as propostas para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município, o prefeito e pré-candidato pontuou que foram feitos grandes investimentos nas estruturas públicas da cidade. “Quando nós iniciamos o mandato as estruturas físicas das escolas estavam praticamente todas em situação precária […] Então fizemos investimento na estrutura física praticamente em 90% das escolas. Nós melhoramos os uniformes. Não tinha uniforme de inverno, a gente fez a implantação do uiforme de inverno para as crianças […] e melhorou a qualidade do uniforme de verão e melhoramos a qualidade também do kit escolar que vai atender as nossas crianças, Avançamos muito no quesito educação no investimento. Tivemos ali no início do mandato em 2021 a pandemia. A pandemia ajudou a contribuir para que esse índice ficasse um pouco mais baixo. Mas os investimentos previstos para educação que a gente tem vão trazer melhorias, qualidade e avanço também nessa questão do ideb da educação”.

Em relação à segurança, Ismael respondeu quais são as propostas para Paiçandu. “As câmeras de monitoramento na verdade já vão melhorar muito a segurança, porque as câmeras vão ter uma central na Polícia Civil e uma central na Polícia Militar, que vai moniorar 24h as câmeras para que não aconteçam delitos dentro do município. Os vigilantes que nós colocamos nas escolas já ajudou bastante também a questão da segurança. Agora a Guarda Municipal nós não conseguimos avançar. Quando nós iniciamos o mandato nós iniciamos com índice de gasto com pessoal acima de 54, que é o máximo permitido pelo Tribunal de Contas. Para a gente fazer a implantação da Guarda Municipal a gente tem que fazer a criação dos cargos e o concurso e para fazer tem que ter o equilíbrio dos gastos do índice do gasto com pessoal para ter a autorização do Tribunal de Contas para fazer. Então não conseguimos avançar nese primeiro mandato […] A gente continuando o mandato com toda certeza nós vamos colocar, sim, a Guarda Municipal, que quando junta a guarda, a câmera de monitoramento, que não tinha também no nosso município, os vigilantes nas escolas, a companhia da Polícia Militar, que já está bem avançado o processo…esses quesitos todos vão trazer grandes avanços na segurança e teremos com toda certeza um município mais seguro”, disse.

Assista a entrevista completa com Ismael Batista abaixo:

Confira abaixo os nomes dos pré-candidatos e as datas em que as entrevistas serão realizadas:

21.06.24 – sexta-feira: Argeu Benites (União Brasil)
24.05.24 – segunda-feira: Carlos Fenille (PP)

Sair da versão mobile