Paraná Pesquisas: Como o eleitor maringaense avalia o presidente Lula?


Por Ivy Valsecchi

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou uma pesquisa sobre a situação eleitoral para a Prefeitura de Maringá, bem como uma avaliação das administrações Federal, Estadual e Municipal.

A pesquisa coletou dados de 700 eleitores de Maringá entre 19 e 24 de abril. A amostra atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais.

Foto: Agência Brasil

Na primeira etapa da pesquisa foi feito um sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população residente nas localidades como base para essa seleção. A segunda etapa, a seleção dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico – confira abaixo:

Resultados – Avaliação da Administração Federal

Na entrevista, foram feitas as seguintes perguntas: A administração do Presidente Lula está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima? De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Presidente Lula, até o momento?

No total, 32,6% dos entrevistados aprovaram a atual administração, enquanto 63,3% desaprovam e 4,1% disseram que não sabem ou não opinaram. O percentual de aprovação diminuiu na comparação com dezembro de 2023, quando 39,0% dos entrevistados aprovavam o governo de Lula. Já o percentual de desaprovação era de 55,7% em dezembro do ano passado – veja os dados abaixo.

Confira o resultado da pesquisa de acordo com o gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico

PEA (População Economicamente Ativa).

De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-00527/2024 para o cargo de Prefeito.

Sair da versão mobile