Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de outubro de 2024

‘Poderes em conflito’: Livro resgata bastidores da crise sobre a implantação dos primeiros códigos tributários de Maringá

Fruto de uma pesquisa de mais de dois anos e que resultou em uma dissertação de Mestrado em História Política, a obra tem o lançamento marcado para o dia 25 de novembro, às 18h45, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).


Por Redação GMC Online Publicado 25/10/2024 às 15h56
Ouvir: 00:00

O ano é 1952. Pouco após a emancipação política de Maringá e a realização das primeiras eleições municipais, o primeiro prefeito, Inocente Villanova Júnior, começa a preparar a implantação do Código Tributário. O que ninguém esperava, no entanto, é que este movimento fosse desencadear uma crise política e institucional.

image
O primeiro prefeito eleito de Maringá, Inocente Villanova Júnior, ao lado dos primeiros vereadores durante a diplomação, em 1952 | Foto: Acervo/Maringá Histórica

É esta a história que será contada no livro “Poderes em Conflito: tributos e disputas políticas durante a grande crise do recém-instalado Município de Maringá (1952-1956)”, que será lançado no dia 25 de novembro, às 18h45, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). A entrada é livre e o evento contará com a distribuição gratuita da obra.

Seu autor é o historiador Miguel Fernando, idealizador do ‘Maringá Histórica’ e ex-secretário de Cultura de Maringá. O livro é resultado da pesquisa de dissertação de Mestrado em História Política, defendida por ele neste ano, na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

De acordo com o autor, a história mostra como Maringá já nasceu em um cenário de disputas políticas e com instituições medindo forças. “O prefeito Inocente Villanova, em seu primeiro ato, precisou instituir o Código Tributário, e foi aí que começou a confusão. Parte da comunidade local, entre empresários e pessoas físicas, acreditou que o prefeito ‘pesou a mão’ nos impostos. Vale lembrar que os impostos eram recolhidos até então por Mandaguari, de onde Maringá era distrito. É aí que começam as disputas, de um lado Villanova tentando fazer valer a lei, de outro a Associação Comercial, recém-fundada, tentando mostrar que o prefeito estava errado. No meio deste embate, havia ainda a Câmara Municipal, agindo nos bastidores e mudando legislações para beneficiar alguns segmentos da sociedade”, explica.

Miguel destaca o trabalho realizado por ele na busca e leitura por leis e documentações antigas, que auxiliaram no ‘juntar das peças’ para a pesquisa. “Foi um estudo de praticamente dois anos, onde me debrucei sobre o tema, reunindo documentações e fontes. O livro é fruto da minha dissertação e, agora, dou sequência na pesquisa no Doutorado”, afirma.

Com prefácio de Reginaldo Dias – que orienta Miguel Fernando na pós-graduação, e posfácio de Anderson Furlan, “Poderes em Conflito” é editado pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), e conta com o patrocínio da Acim, Eurogarden Maringá e McDonald’s. A editoração ficou à cargo da Sinergia Casa Editorial e sua realização foi do Cidades Históricas.

Posteriormente, uma versão em eBook será disponibilizada no site do Maringá Histórica, para aqueles que não conseguirem retirar o seu exemplar no lançamento.

image
Lançamento oficial contará também com a distribuição gratuita da obra. Entrada é livre | Foto: Divulgação

Mais informações:
maringahistorica@gmail.com

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação