Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Por lei, mulheres poderão ter acompanhante em exames com sedação em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 16/05/2023 às 14h02
Ouvir: 00:00
Foto: CMM.

Em Maringá, as mulheres poderão ter direito, por lei, à presença de um acompanhante, à sua escolha, nos procedimentos médicos que necessitam de sedação parcial ou total.

Na sessão ordinária desta terça-feira, 16, os vereadores de Maringá aprovaram por 14 votos, em primeira discussão, o projeto de lei 16.630/2023, de autoria dos vereadores Ana Lúcia Rodrigues e Belino Bravin.

A presença do acompanhante será permitida desde o início até o final do procedimento a que a mulher estará submetida. O direito de que trata esta lei é válido para procedimentos realizados em qualquer estabelecimento de saúde, tanto na rede pública quanto na rede privada.

É dever da unidade de saúde acomodar o acompanhante da mulher durante todo o período da realização do procedimento médico.

O não cumprimento do disposto nesta lei sujeitará o infrator, se pertencente à rede privada de saúde, a multa no valor de R$ 2 mil, dobrada a cada nova reincidência, corrigida, anualmente, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou outro que vier a substituí-lo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação