09 de abril de 2025

Prefeito de Maringá se reúne com a imprensa para aprimorar diálogo com a população


Por Thiago Danezi com Luciana Peña / CBN Maringá Publicado 03/04/2025 às 15h53
Ouvir: 03:28

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 3, o prefeito Silvio Barros (PP) destacou projetos importantes para o município e pediu apoio dos jornalistas na comunicação com a população sobre os serviços públicos. O encontro, que marcou a primeira edição do evento Maringá + Comunicação, teve como principal objetivo estreitar a relação entre a administração municipal e os cidadãos, proporcionando um canal direto para explicar as ações do governo e suas prioridades.

Dentre os projetos apresentados, o prefeito mencionou o Festival Medieval, uma iniciativa que visa atrair turistas e gerar mais consumo na cidade, como uma estratégia para compensar a perda de arrecadação decorrente da reforma tributária. A mudança no modelo de arrecadação, que será implementada de forma escalonada, fará com que a tributação deixe de ser cobrada na origem para ser aplicada no consumo final, impactando diretamente o fluxo de recursos para os municípios. Silvio Barros explicou que, com esse novo modelo, Maringá enfrentará uma perda significativa de arrecadação, já que o que fará a diferença será o quanto a cidade consome e não o quanto ela produz.

Para minimizar os impactos dessa reforma, o prefeito sugeriu que a cidade aumente o consumo entre os próprios moradores, por meio de elevação nos salários médios, e também atraia turistas. O Festival Medieval é um exemplo de ação para trazer pessoas de fora que possam consumir produtos e serviços locais. Além disso, o prefeito mencionou projetos de revitalização do Parque do Ingá e do Bosque II, que, segundo ele, passarão a ser mais interativos, promovendo um ambiente onde a população poderá fazer mais do que apenas contemplar a natureza.

dad6b715-2554-4107-a7c9-77e1c019e915
O encontro, chamado de ‘Maringá + Comunicação’, teve como objetivo facilitar o contato com os veículos de imprensa. Foto: Rafael Macri | PMM

“Hoje, o Parque do Ingá e o Bosque II são locais contemplativos, mas queremos transformá-los em espaços interativos, onde as pessoas possam fazer atividades e participar de experiências. Esse é um projeto que já foi pensado e executado anteriormente, e agora estamos retomando”, afirmou o prefeito.

Silvio Barros também ressaltou a importância de comunicar as ações da administração de forma clara e transparente. Ele destacou que muitas vezes a população não compreende as razões pelas quais certos projetos são priorizados em detrimento de outros, principalmente quando as necessidades imediatas são mais evidentes. “Temos a responsabilidade de entregar para a população o que ela precisa, mas também precisamos pensar no futuro. Estamos governando para as gerações que virão depois de nós, e é fundamental que a população entenda como os recursos estão sendo destinados”, disse.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação