De ônibus sobre trilhos a passarela no Bosque II: Prefeitura de Maringá apresenta lista de demandas ao Codem
![image](https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2025/01/image-371-34.jpg.webp)
A convite do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), o prefeito Silvio Barros participou da 1ª Plenária de 2025 da entidade.
O Codem queria ouvir do prefeito quais os projetos que estão na mesa do gestor e como a entidade pode ajudar.
O prefeito Silvio Barros aproveitou o convite e apresentou uma série de projetos. Alguns vão precisar de estudos técnicos, e as câmaras técnicas do Codem podem ajudar. Outros precisarão do apoio da sociedade.
Entre os projetos estão: tarifa zero no transporte coletivo, rede elétrica rebaixada nos novos loteamentos imobiliários, uma passarela sobre o Bosque II, que seria um atrativo turístico sem impacto ao ambiente, um ônibus que circula sobre trilhos de trem, um modal de transporte que parece um teleférico, mas é de alta tecnologia, a transposição da UEM, agroflorestas, entre outros projetos.
“O Codem tem câmaras temáticas. O que eu fiz apenas foi analisar cada câmara temática o que nós gostaríamos que eles pudessem fazer para a gente. Então na câmara temática de urbanismo entrou transporte, entrou uma série de aspectos relacionados com a maneira como a cidade funciona…mobilidade, trânsito, obras importantes, transposições que a gente tem que fazer. É uma demanda que a sociedade nos ajude na aceleração desses processos […]”, diz o prefeito.
Foi mais de uma hora de apresentação e o Codem começa 2025 com muito trabalho pela frente, mas a entidade está preparada para o desafio, segundo o presidente Mohamad Ali Awada.
“Dentro do corpo do Codem nós temos 108 entidades, tanto públicas como privadas, e nós temos oito câmaras técnicas dos mais diversos setores produtivos. E cada câmara técnica nós temos de 30 a 50 pessoas. Então nós estamos preparados para essas demandas, nós vamos trabalhar bastante, porque veio muita demanda…o prefeito quer trabalhar em sinergia com a sociedade civil, e o Codem é esse elo, sociedade civil com o poder público […]”, destaca.
O prefeito também pediu ajuda dos empresários para aumentar a renúncia fiscal destinada a projetos para crianças, adolescentes e idosos. O potencial de arrecadação de Maringá chega a R$ 40 milhões.