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04 de julho de 2024

O tema é Comunicação pública como direito dos cidadãos; Lúcio Rosas responde


Por Ivy Valsecchi Publicado 16/08/2022 às 19h30 Atualizado 20/10/2022 às 15h06
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Secretário da Comunicação de Maringá, Lúcio Olivo Rosas. Foto: PMM.

O tema do “Prefeitura de Maringá responde” desta terça-feira, 16 de agosto, é: A comunicação pública como direito dos cidadãos. Quem responde às dúvidas da população sobre o assunto é o Secretário da Comunicação, Lúcio Olivo Rosas. Confira a entrevista abaixo.

1. Qual a importância da comunicação oficial da gestão pública na vida das pessoas?

A Prefeitura de Maringá utiliza a comunicação para atende um dos principais direitos constitucionais do cidadão, que é o direito à informação. Através de mensagens claras, concisas, verdadeiras, que transmitam a credibilidade e a ética de um órgão público como a Prefeitura de Maringá junto ao cidadão. Lembrando sempre que a transparência de todas as informações de todos os serviços prestados se dá através da comunicação, e é esta comunicação que nós trabalhamos para deixar a Prefeitura de Maringá sempre muito próxima do cidadão.

2. Como essa informação oficial impacta, de fato, a vida das pessoas?

Podemos exemplificar através do cronograma de vacinas. O cidadão, ele recebe a informação por diferentes canais, mostrando que as vacinas estão disponíveis, a faixa etária daquele período, dentre tantos outros serviços, como por exemplo o bloqueio de alguma ruas para o recape do seu asfalto, informações de lazer, de entretenimento, na área cultural principalmente, na área de esportes…vários eventos que acontecem na cidade, vários serviços que são prestados, como o IPTU, o agendamento de exames e cirurgias, então a Prefeitura está próxima do comportamento do cidadão 24 hora por dia, e quando o cidadão necessita de uma informação ele vai encontrar nestes canais que são oficiais da Prefeitura.

3. Em quais canais a população deve buscar informações sobre a administração pública de Maringá?

A Prefeitura de Maringá busca estar junto ao cidadão em todos os instantes da sua vida, porque é através do seu comportamento de consumo da informação que ela precisa estar ali próxima a cada um. Por exemplo, o cidadão utiliza muito as redes sociais, o mundo digital de uma forma em geral, e naquele instante que ele decide quando ele busca uma informação, que é hoje uma das características da sociedade, essa informação esteja disponível, que o cidadão tenha acesso a essa informação, e isso se dá em diferentes formas de mídia…temos o mundo digital, através das suas redes sociais, Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, TikTok são perfis oficiais do município que possuem mensagens relevantes à vida de cada uma das pessoas, mas também o cidadão que consome outro tipo de informação em outro momento, como a imprensa de uma forma em geral e os seus diferentes blogs e sites, também possam estar disponível a informação da Prefeitura em cada um desses momentos. Além do que, também temos a mídia tradicional, as campanhas publicitárias que são desenvolvidas e veiculadas nos diferentes meios, como televisão, jornal, rádio, são veículos importante que compõem então o que a gente chama de convergência de mídia a favor da propagação de uma informação oficial de uma Prefeitura como a de Maringá.

Veja a entrevista completa com o secretário Lúcio Rosas:

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