Prefeitura vai custear pós-graduação de professores da rede municipal

Na manhã desta segunda-feira, 21, durante a posse da nova secretária de Educação, o prefeito Ulisses Maia anunciou que a Prefeitura vai custear pós-graduação de professores da rede municipal. O líder do Executivo municipal assinou dois projetos de lei que serão encaminhados à Câmara, um deles é a Bolsa Aprimoramento e outro trata do auxílio transporte para professores da rede municipal de ensino. As propostas passam a valer após aprovação da Câmara.
“O município vai indenizar, ou seja, pagar as despesas com graduação, pós-graduação (mestrado ou doutorado), que os nossos professores fizerem. Isso é para melhorar a formação dos nossos professores, o que, evidentemente, retorna para uma educação de maior qualidade para os nossos alunos. O outro é um auxílio transporte, uma forma de nós aumentarmos o salário dos nossos educadores sem que isso impacte no limite de gasto pessoal, porque a prefeitura tem um limite de gasto pessoal que está comprometido, nós não podemos conceder aumentos, mas é preciso reconhecer a importância de valorizar os profissionais da educação, como outros também, mas, em especial, na educação, através do auxílio transporte, que é uma ajuda financeira, os nossos professores e educadores terão melhora diretamente no salário deles, sem impactar o limite de gasto pessoal e, também, este valor do percentual tem que ser investido em educação, que é 25% do orçamento do município, que dá em torno de 500 milhões de reais por ano”, disse o prefeito.
“A bolsa da pós-graduação vale pelo tempo que a pessoa fizer o curso, basta ela fazer a inscrição. Eventualmente, ao terminar uma graduação ou uma pós-graduação, ela pode optar por fazer outra pós-graduação e continuará sempre recebendo o valor que ela investir na formação. No auxílio transporte, para professores de 40 horas, o valor é de R$700,00. Ele vem proporcional para quem tem 30 horas e para quem tem 20 horas”, complementou o líder do Executivo municipal.
