24 de abril de 2025

Presidente da Alep Alexandre Curi fala sobre pretensões políticas para 2026


Por Brenda Caramaschi/CBN Maringá Publicado 06/02/2025 às 10h06
Ouvir: 03:48
image
O Presidente da Alep Alexandre Curi afirmou que está se preparando para possíveis desafios políticos. Foto: Ana Carolina Barbosa/GMC Online

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), esteve em Arapongas na primeira edição de 2025 da Assembleia Itinerante, um projeto que visa aproximar o poder legislativo da população. Em entrevista à CBN Maringá, Curi falou sobre o impacto da iniciativa e os planos para o ano legislativo de 2025, além das expectativas políticas para 2026.

A Assembleia Itinerante, que já alcançou 16 cidades desde seu lançamento, tem como principal objetivo permitir que os cidadãos apresentem suas demandas diretamente aos deputados. “O principal objetivo é levar a sede do poder legislativo mais próxima da população. Queremos que as pessoas, muitas vezes impossibilitadas de ir à capital, possam conversar com seus representantes nas suas próprias cidades”, explicou Curi.

Durante o evento, cerca de 8 mil solicitações foram registradas, abordando uma ampla gama de questões locais, como pavimentação de ruas e melhorias em infraestruturas públicas.

“Nós recebemos diversas solicitações que se transformaram em projetos de lei ou foram encaminhadas ao poder executivo para serem atendidas. Este projeto tem sido um grande sucesso, e a proximidade com a população faz toda a diferença”, afirmou Curi.

Por isso, além de resolver demandas locais, a Assembleia Itinerante tem proporcionado iniciativas significativas, como a construção de uma quadra coberta para um colégio estadual em Santo Antônio da Platina. Uma criança fez a solicitação durante a visita da Assembleia à cidade e, após os deputados aprovarem uma emenda coletiva, eles iniciarão o projeto ainda este ano.

Cenário político

Ao ser questionado sobre o cenário político de 2026, Curi afirmou que está se preparando para possíveis desafios, com a saída do governador Ratinho Júnior, que deverá disputar a presidência da República. “Eu me coloco como uma opção de fato dentro do meu partido, o PSD, para 2026. Tenho experiência, e o partido vai decidir internamente, mas estarei pronto caso me chamem”, concluiu.

Portanto, a Assembleia Itinerante é uma ferramenta importante para resolver problemas locais e estreitar os laços entre os representantes políticos e a população. Curi deixou claro que pautará a agenda do poder legislativo para 2025 na continuidade desse diálogo com as cidades do Paraná.

No entanto, outro tema abordado foi o programa “Asfalto Novo, Vida Nova”, que beneficia cidades de até 7 mil habitantes, com a pavimentação de ruas urbanas. Contudo, Curi ressaltou que, em alguns casos, as solicitações vieram de moradores que aguardavam décadas pela pavimentação.

“Recebemos um pedido emocionante de uma senhora em Mato Rico, que com 93 anos, finalmente verá o asfalto chegar na frente de sua casa. Isso é o reflexo do trabalho da Assembleia e da parceria com o governador Ratinho Júnior”, disse Curi.

Veja a entrevista completa


Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação