Projeto de lei que dava nome de ex-vereador à parque é vetado em Maringá


Por Iasmim Calixto

O Poder Executivo vetou o projeto de lei que alterava o nome do Parque Linear Rio Samambaia, localizado na Zona 37 de Maringá, para Parque Linear Rio Samambaia Vereador Luís Steinle de Araújo – Luizinho Gari.

O projeto foi vetado após uma série de manifestações contrárias à homenagem póstuma do ex-vereador que faleceu em 2021.

Em abril, o Fórum Maringaense de Mulheres publicou uma nota de repúdio contra a homenagem a Luizinho Gari, preso por violência doméstica. A nota foi endossada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Maringá (CMDMM).

O CMDMM encaminhou ao Poder Executivo um pedido para que o projeto fosse vetado.

Segundo o veto do executivo encaminhado à câmara, a proposição foi vetada pois não atende aos critérios legais vigentes para a denominação de logradouros públicos.

Sem embargo do mérito da iniciativa, dado o seu intento de homenagear ilustre cidadão que se dedicou de modo especial à comunidade local, a propositura não reúne as condições necessárias para a sua conversão em lei, visto não atender aos critérios legais vigentes para a denominação de logradouros públicos“, diz o documento.

(atualizado às 14h37):  O veto do Executivo foi derrubado com 10 votos favoráveis e cinco contrários. Os autores do projeto são os vereadores Dr. Manoel, Belino Bravin, Cristian Maia Maninho e Altamir Antônio dos Santos. 

Sair da versão mobile