Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Projeto propõe regulamentação para instalação de radares em Maringá; entenda


Por Thiago Danezzi Publicado 09/06/2025 às 16h37
Ouvir: 00:00

A Câmara Municipal de Maringá começa a discutir nesta terça-feira, 10 o Projeto de Lei nº 17.191/2025, de autoria do vereador Luiz Neto, que propõe a regulamentação da instalação de radares de velocidade na cidade.

Segundo o vereador, a proposta tem como objetivo principal combater o que o parlamentar chama de “indústria da multa” e garantir que os equipamentos sejam implantados com base em critérios técnicos e de segurança viária.

WhatsApp-Image-2023-06-17-at-09.35.03-1-1024×768.jpeg
Foto: GMC Online | Ilustrativa

Ainda de acordo com o texto do projeto, antes da instalação de qualquer radar, deverá ser realizado um estudo técnico detalhado, contemplando dados como:

  1. Frequência dos acidentes no local;
  2. Gravidade das ocorrências;
  3. Fatores causadores identificados;
  4. Volume de tráfego diário;
  5. Presença de travessias de pedestres, escolas, hospitais, comércio ou outras áreas de vulnerabilidade;
  6. Condições de visibilidade e iluminação da via.

Em áudio divulgado à imprensa, o vereador Luiz Neto afirmou que a iniciativa visa trazer mais transparência e justiça para a fiscalização eletrônica no trânsito. “A finalidade é dar mais transparência e termos a certeza de que os radares estão sendo colocados de forma eficiente, onde realmente há necessidade”, declarou.

Luiz Neto também ressaltou que o projeto cumpre uma promessa de campanha: “Considero ‘indústria da multa’ os radares instalados em locais com baixos índices de acidente e sem estudos técnicos. Queremos mudar essa realidade e garantir que cada equipamento cumpra um papel educativo e não meramente arrecadatório.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação