17 de julho de 2025

Projeto propõe semáforos intermitentes de madrugada em Maringá


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 11/06/2025 às 19h17
Ouvir: 02:02

Na sessão desta quinta-feira, 12, a Câmara Municipal de Maringá discute um projeto de lei que propõe a adoção do sistema intermitente nos semáforos da cidade entre meia-noite e 5h da manhã. A proposta é de autoria dos vereadores Mário Hossokawa (PP) e Ângelo Salgueiro (MDB) e busca aumentar a segurança de motoristas que trafegam nesse período.

O projeto modifica uma lei de 2005, também de autoria de Hossokawa, que previa a medida, mas que nunca chegou a ser aplicada pela administração municipal na época. “Apresentei esse projeto em 2005, diante das dificuldades que as pessoas enfrentavam de madrugada, ao parar em semáforos correndo risco de assalto. Mas, na época, não houve boa vontade da Secretaria de Mobilidade Urbana e ele não foi implantado”, relembrou o vereador.

1930164958-captura-de-tela-2024-07-09-as-122013
Imagem Ilustrativa | Foto: Poa24Horas / Porto Alegre 24 horas

Segundo Hossokawa, a proposta atual considera o aumento nos índices de criminalidade em Maringá durante a madrugada, especialmente em cruzamentos com pouca movimentação. O texto prevê que os semáforos funcionem no modo intermitente (luz amarela piscando) das 0h às 5h em toda a cidade — incluindo avenidas de grande fluxo como a Colombo e o Contorno Sul, que ficavam de fora da proposta original.

Além da mudança no horário, que anteriormente previa a intermitência até as 6h, o projeto também atualiza a cobertura da lei, atendendo a pedidos da população.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação