Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Projeto que beneficia doadores de sangue passará por comissões


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 27/02/2020 às 16h52 Atualizado 23/02/2023 às 22h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O projeto de lei que garante isenção do Estacionamento Rotativo (Estar) para doadores de sangue em Maringá não será votado em regime de urgência. Agora, o texto passará pelas comissões da Câmara. 

A opinião dos profissionais do hemocentro foi decisiva. Existem várias leis que beneficiam doadores de sangue. Uma delas, por exemplo, dá direito à meia entrada em espetáculos culturais. É por isso que em época de show aparece um monte de gente disposta a doar sangue no Hemocentro do Hospital Universitário de Maringá.

Mas o Ministério da Saúde é contra todas essas leis. Segundo o Ministério, a doação de sangue deve ser um gesto voluntário e a única motivação deve ser a de ajudar o próximo.
Por isso, o projeto de lei do vereador Odair Fogueteiro que prevê isenção de Estar por 120 dias para doadores de sangue, gerou polêmica.

O projeto entrou na pauta da sessão desta quinta-feira em regime de urgência. Mas na semana passada a CBN já tinha adiantado o assunto.

Profissionais do Hemocentro foram à Câmara convencer os vereadores a votar contra o projeto. A diretora do Hemocentro, Márcia Regina Ferreira, diz que há risco para a segurança do sangue coletado, já que o doador, em busca do benefício, pode omitir informação.

Mesmo ainda reticente a aceitar os argumentos dos profissionais do Hemocentro, o vereador Odair Fogueteiro aceitou retirar a urgência do projeto, que agora será apreciado em todas as comissões da Casa.

Por ironia, um dos argumentos do vereador para justificar o projeto é ajudar o Hemocentro a manter os estoques de sangue, garantindo mais doadores. Pelo jeito, o Hemocentro prefere qualidade à quantidade. E por qualidade entende-se o gesto de amor desinteressado de qualquer benefício.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação