Projeto que prevê a criação da Zona Mista 2 tramita na Câmara de Maringá

Está tramitando na Câmara de Maringá um projeto que prevê a criação da Zona Mista 2. Na prática, o zoneamento da cidade contém as diretrizes do que pode ou não ser construído naquela localidade. Basicamente, áreas residenciais ou áreas comerciais.
Com a criação de uma Zona Mista, é permitida a verticalização, ou seja, a construção também de prédios comerciais, além de construções residenciais. São áreas que já tem infraestrutura como água, esgoto e drenagem, mobilidade urbana, mas que ainda têm terrenos vazios.
A Zona Mista 2 compreende a região da Avenida Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, entre a Vila Cleópatra e a rua São Salvador. O vereador Sidnei Telles (Avante), explica que essa mudança de zoneamento estabelece mais critérios para que os empreendimentos possam se instalar.
“Áreas que tenham uma estrutura e tiveram uma consolidação urbana possam receber uma liberação sob diferenciadas por parte dos interessados. Então, essa Zona Mista 2 que está sendo apresentada ela está ali naquela região da Amouri Moleirinho que é a continuação da Avenida Paraná e ela já tem uma boa parte dela de ZR3 tanto na Avenida Nildo Ribeiro da Rocha”, explica.
A Zona Mista Um está localizada entre as avenidas Monteiro Lobato e Guedner e os córregos Merlo e Moscados. O vereador explica a diferença para os modelos de zoneamento feitos no passado.
“As regiões eram ou ZR2 ou ZR3 ou haviam eixos comerciais que eram das avenidas e eram somente estes formatos de urbanização. Então teriam que pegar uma área que era residencial e transformá-la em ZR3, que significa que ela poderá fazer prédios conforme aconteceu com a Zona 7 e Zona 3. Esta outra modalidade permite que ela faça isso, mas existe contrapartidas, ela aumenta as exigências, então elas terão mais áreas verdes e em troca o município transforma aquela região na perspectiva de verticalizar”, diz.
O projeto deve entrar em discussão e ser votado nas próximas sessões.