‘Ratinho Júnior deve ser candidato à presidência’, afirma Guto Silva
Durante evento da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), realizado nesta quinta-feira, 24, o secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva, manifestou apoio à possível candidatura do governador Ratinho Júnior (PSD) à presidência da República nas eleições de 2026. Em conversa com jornalistas, Guto afirmou que Ratinho “não só pode, como deve” disputar o cargo, destacando qualidades pessoais e políticas do governador.
“Pode, na minha opinião, ele deve. Acredito que o governador reúne uma série de atributos importantes para os desafios desse novo Brasil. É jovem, experiente e tem uma trajetória política consolidada. Nunca fui governado por alguém da minha geração, e acho que precisamos dessa energia para dar uma chacoalhada no país”, afirmou Guto, que tem 48 anos.

O secretário destacou a experiência política de Ratinho Júnior, que já foi deputado estadual, deputado federal, secretário de Estado e, atualmente, cumpre o segundo mandato como governador do Paraná.
“É um governo bem avaliado pelos paranaenses, com obras estruturantes e ações importantes em todas as regiões do Estado. Além disso, há o trunfo da figura do pai, o apresentador Ratinho, uma figura popular, presente diariamente nos lares brasileiros, o que ajuda a nacionalizar o nome em um país continental e complexo como o nosso.”
Sucessão no Paraná
Ao ser questionado se pretende disputar o governo do Estado, Guto Silva reconheceu que seu nome tem sido cogitado, mas pregou cautela. Ele disse estar lisonjeado com a possibilidade, mas ressaltou que a decisão deve ser fruto de construção coletiva no grupo político do qual faz parte.
“É lógico que isso te vaidesse, mas com tranquilidade e humildade, sei que há uma jornada a ser trilhada. O Paraná precisa de continuidade e de um trabalho consistente, duradouro. Se for da vontade do grupo e for minha hora, estarei à disposição para ajudar a cuidar do Estado.”