Secretário de Esportes de Maringá apresenta novas obras e projetos para 2025; confira os detalhes
O secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Paulo Biazon, utilizou a tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira, 27, na Câmara de Vereadores, para detalhar as ações da sua pasta, apresentar avanços e expor desafios à frente do setor. Durante seu pronunciamento, Biazon destacou o papel crucial da colaboração com o Poder Legislativo na busca de recursos para o esporte, principalmente por meio de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais.
Biazon também fez questão de prestar uma homenagem à Professora Branca (Marilza Gonzaga Xavier), falecida na quarta-feira, 26, cuja contribuição na formação de atletas maringaenses foi de extrema importância para o esporte local.
Estádio Willie Davids
O Estádio Willie Davids, palco de confrontos importantes como a Copa do Brasil, recebeu atenção especial durante a apresentação. O secretário informou que o local está passando por uma manutenção no gramado, com serviços técnicos especializados, incluindo a troca de grama nos pontos danificados e o controle de pragas e doenças. Após a conclusão dessa etapa, a prestadora de serviço realizará a adubação contínua. No entanto, Biazon ressaltou a necessidade de medidas para a obtenção de recursos que garantam a manutenção contínua do estádio, uma vez que os aluguéis não são suficientes para cobrir todos os custos necessários.

Infraestruturas esportivas
O secretário também destacou a previsão de reformas em importantes espaços esportivos da cidade. O Ginásio Chico Neto, por exemplo, receberá climatização, um investimento crucial para melhorar as condições do local. Já as Academias da Terceira Idade e o Centro Esportivo de Iguatemi têm garantidos mais de R$ 7 milhões para reformas, embora ainda seja necessário um investimento adicional superior a R$ 12 milhões para viabilizar a licitação da obra.
Esporte para todos
Além de investir no esporte de alto rendimento, a Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá tem se dedicado a ampliar o esporte amador, com foco em todas as faixas etárias. O Programa Tea em Ação, voltado para promover saúde a autistas, foi ampliado, e novas ações estão sendo preparadas para incentivar a participação da comunidade no esporte.
Ações para a comunidade
Entre as novidades, estão previstas a inauguração de cinco quadras públicas de beach tênis e a contratação de profissionais de educação física para atender durante as férias escolares e em horários noturnos nos centros esportivos. Além disso, as associações esportivas da cidade receberão o pagamento dentro de 50 dias.