Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Silvio Barros diz que não administra para algoritmo e sim para pessoas


Por Walter Téle Menechino Publicado 19/12/2025 às 18h13
Ouvir: 00:00
Silvio Barros
Silvio Barros, na CBN: duas UPAs em 2026 e dezenas de salas sensoriais nas escolas Foto GMC Online

Em entrevista no “Assunto é Política” na manhã desta sexta-feira, 19, na Rádio CBN de Maringá, o prefeito Silvio Barros fez um balanço do seu primeiro ano de gestão, “que foi de muitas dificuldades”, e adiantou alguns projetos que serão colocados em prática em 2026.

Entrevistado por Luciana Peña e Joel Cavalcanti, Silvio Barros deu destaque às áreas da Saúde, Educação e Infraestrutura. Questionado sobre o fato de administrar com um orçamento feito pelo seu antecessor, o prefeito reconheceu as dificuldades.

“Mas fui eleito para administrar daqui pra frente e não para ficar reclamando do prefeito anterior”, acrescentou. Segundo Silvio Barros, neste primeiro ano ele teve que tomar algumas medidas que lhe geraram desgastes, como a redução dos descontos do IPTU e a Reforma da Previdência.

“Eu não administro para algoritmos, eu administro para pessoas e não posso sequestrar o futuro da cidade em troca de popularidade nas redes sociais. O momento é de plantar, para colher no futuro. Uma parte das pessoas só vai entender isso quando ver as primeiras folhinhas nascendo”, disse.

Segundo ele, as UPAs das zonas Leste e Oeste serão licitadas em 2026. Revelou que está em estudo um processo construtivo industrial com novas tecnologias, com o objetivo de reduzir o tempo de construção. “Uma obra do porte de uma UPA leva três anos, mas pode ser reduzido para um ano”.

Anunciou que o sistema de agendamento online para múltiplos procedimentos médicos, testado no distrito de Iguatemi, “deu muito certo e será implantado em toda a cidade, para reduzir ainda mais as filas e o tempo de espera. Foram contratados mais de 200 profissionais de saúde, sendo 40 médicos”.

Em relação à Educação, lembrou que os índices de fluência de leitura na educação fundamental de Maringá estão baixos e que está investido alto para reverter o quadro. Acrescentou que no próximo ano serão construídas dezenas de salas sensoriais nas escolas da rede municipal.

Veja a entrevista completa

Prefeito Silvio Barros, em entrevista nos estúdios da CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação