Sol Propaganda vence licitação da Câmara pelo mesmo valor máximo previsto no edital

A Sol Propaganda venceu a licitação para a prestação de serviços de publicidade para a Câmara de Vereadores de Maringá. Sete agências de publicidade participaram da concorrência, que teve o edital publicado no dia 2 de julho deste ano. A homologação da Sol como vencedora do certame foi publicada no dia 13 passado e o contrato com validade de um ano foi publicado no Portal da Transparência da Câmara nesta segunda-feira, 17.
O preço máximo previsto no edital foi R$ 1,6 milhão, exatamente o mesmo valor que foi homologado. Isso deve-se aos critérios estabelecidos em edital, que no julgamento levam em consideração técnica e preço. No quesito técnica, as agências que concorreram tiveram que apresentar uma campanha publicitária fictícia, proposta pela Comissão de Licitação, composta por peças a serem veiculadas, programação de mídia, com definição de meios e preços.
“Três das sete agências participantes foram desclassificadas no processo licitatório. O desempate se deu na questão técnica”, afirmou na manhã desta segunda-feira, 17, o CEO da Sol, Walter Thomé. Disse que, possivelmente, a primeira reunião de trabalho com a Câmara deverá ocorrer ainda durante essa semana. A Sol já atendeu o Legislativo maringaense em três oportunidades, sempre com contrato de 12 meses, como o que estabelecido também no contrato atual.
Thomé observou que o fato de o edital estabelecer o preço máximo de R$ 1,6 milhão, “não quer dizer que serão investidos esse montante”. Acrescentou que dos valores investidos, “a agência fica com cerca de 20%, sem contar custos com impostos e outras despesas”. O edital também determina que a vencedora deve fazer um depósito de segurança de 5% do valor do contrato, no caso R$ 80 mil, em nome da Câmara dentro de 30 dias.
Segundo estabelece o contrato, “para assegurar o fiel cumprimento das obrigações pela contratada, esta deverá oferecer, a título de garantia do contrato, o montante de 5% do valor contratual, obrigatoriamente, em até 30 dias”. Ou seja, deverá depositar R$ 80 mil na conta da Câmara Municipal.
Da publicação do edital de licitação à publicação do contrato, se passaram praticamente três meses e meio, tempo que, em se tratando de concorrência de agência de publicidade pode ser considerado bom. As novas regras legais, segundo Thomé, deram celeridade ao processo. “Eram três instâncias de recursos (técnico, financeiro e documentação), com prazos de cinco dias úteis para apresentar o recurso e cinco para julgamento. Agora só tem uma instância, com prazos de três dias úteis”.
Participaram da concorrência, além da Sol Propaganda, a Fazenda Comunicação & Marketing, Loja Doce Publicidade Ltda, Eleva & Veiga Ltda, Blanco Lima Comunicação & Marketing Ltda, Unica Propaganda Ltda e Trading Comunicação e Marketing.
