Na noite desta quinta-feira, 23, o Tenente-Coronel Fábio Roberto de Azevedo Thereza passou o comando do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros que abrange todo o norte e noroeste do Estado ao Tenente-Coronel Sandro Rodrigues Geraldo. A solenidade foi realizada no plenário da Câmara, que ficou lotado de membros do Corpo de Bombeiros e de autoridades da cidade e da região.
“O Comando Regional, que acabei de assumir, abrange toda a região norte, vai até Jacarezinho e vem pra cá, em Maringá, Paranavaí, Cianorte, então, é uma região bastante extensa. Eu vou dividir os trabalhos entre Londrina e Maringá para, também, passar nessas cidades e poder estar mais presente. Vai ser um grande desafio, mas é um grande prazer”, disse o Tenente-Coronel Fábio Roberto de Azevedo Thereza.
O comando do 5º grupamento, que abrange 58 municípios, agora, tem a frente o Tenente-Coronel Sandro Rodrigues Geraldo, que já está em Maringá há mais de 20 anos.
“O nosso objetivo é manter a integração, o que Maringá já faz com muita eficiência. Na verdade, os profissionais bombeiros de Maringá são referência, hoje, para todo o Paraná, então, o nosso principal projeto é continuar esse trabalho e, é claro, avançar em novos projetos e buscar resultados. A responsabilidade é até maior, porque, como eu estou aqui há mais de 20 anos, as pessoas esperam os resultados, então, pretendo colocar isso em prática o quanto antes”, explicou o Tenente-Coronel Sandro Rodrigues Geraldo.
“Hoje, nós temos em vista uma renovação da frota das ambulâncias, temos, também, nosso público interno, precisamos buscar mais efetivos, estamos com uma escola de formação quase pronta, então, reforçando o efetivo, nós vamos, com toda certeza, dar o melhor resultado para a população”, complementou o Tenente-Coronel.
Em discurso, o presidente da Câmara, Mário Hossokawa, relembrou a atuação do novo comandante em uma situação marcante, quando a própria câmara passou por uma vistoria minuciosa dos bombeiros, assim como centenas de outros estabelecimentos, após o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS).
“Eu quero, neste momento, atestar a seriedade com que todos vocês trabalham”, declarou Hossokawa.
O vice-prefeito Edson Scabora desejou boa sorte aos comandantes e falou sobre os desafios da vida militar.
“A vida militar não é fácil, não só para a tropa, mas também para toda a família, porque a família não sabe se o policial militar, os bombeiros voltam para casa, depois que saem bem cedinho. É uma vida muito dura, de muito sacrifício e a gente precisa respeitar isso. Vocês vivem para os outros, vocês correm um risco de vida para salvar o cidadão do nosso país, isso é muito importante”, afirmou o vice-prefeito.
O deputado Evandro Araújo, falou sobre a importância dos papéis de autoridade.
“A palavra ‘autoridade’ vem de ser autor e, também, fazer crescer, fazer aumentar, então, tem autoridade quem é confiável, exerce essa condição de autoria e aprimora um trabalho”, discursou Araújo.
Já o deputado soldado Adriano José aproveitou a presença do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros no Estado, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, para reforçar o pedido de ter um comando regional com sede em Maringá.
“Eu quero aproveitar para dizer para o senhor que nós apresentamos uma solicitação para que, aqui em Maringá, possa ser implantado nosso Comando Regional do Corpo de Bombeiros. Tenho certeza que, com o apoio do nosso deputado Evandro Araújo e da sociedade aqui organizada, nós daremos todo o apoio e sustentação para ser realizada essa pauta”, solicitou o deputado soldado Adriano José.
O comandante disse que a questão está sendo considerada.
“O Corpo de Bombeiros vai avançar, e muito, nas pautas da comunidade, principalmente, aqui, na região de Maringá, e nós vamos, com certeza, reconhecer e agradecer a oportunidade de a gente poder estar com um Comando Regional na região noroeste” afirmou o Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.