‘Sou totalmente contrário à prainha de Maringá’, diz Mário Verri, pré-candidato a prefeito


Por Ivy Valsecchi
‘Sou totalmente contrário à prainha de Maringá’, diz Mário Verri, pré-candidato a prefeito. Foto: GMC.

O vereador Mário Verri (PT) foi o segundo entrevistado de uma série de entrevistas com pré-candidatos a prefeito de Maringá, realizada pelo Grupo Maringá de Comunicação. A entrevista aconteceu nesta sexta-feira, 1º – veja abaixo a programação completa.

O vereador citou que o transporte coletivo, a saúde e a segurança como problemas crônicos e que devem ser prioridade da administração, segundo ele. Na ocasião, ele falou também sobre a construção da ‘prainha’ no município – confira abaixo os principais assuntos discutidos pelo pré-candidato.

Prainha

Mário Verri se disse totalmente contrário à construção do Parque das Águas, a ‘prainha’, de Maringá.”Eu sempre falo que essa prainha, se der tudo certo vai dar errado”.

Conforme o vereador, não há uma cultura na cidade de frequentar um lugar como a prainha. “Tivemos algumas prainhas já na cidade e eram temporárias, que as pessoas iam porque era um lançamento”, disse.

O ideal, segundo ele, é investir o valor destinado à construção da prainha em outras opções de cultura e lazer.

“Nós temos em Maringá 15 centros esportivos, que funcionam durante a semana e final de semana são fechados, muitos faltando manutenção. Por que não investir em funcionários, qualificação, contratar pessoas que possam abrir essas piscinas nos finais de semana? Quando eu fui secretário, de 2001 a 2004, eu abri as piscinas nos finais de semana e deu certo, depois fecharam e, pior do que fechar, começaram a cobrar a utilização até das quadras dos centros esportivos. Nós podemos retomar isso. Abrir as piscinas, dar condição para que a família possa frequentar, fazer investimentos na cultura e lazer da nossa cidade, para que possa ir mais para os bairros. Nós temos bons parques em Maringá. Precisamos de investimento. Então a questão da prainha, esse dinheiro que o atual prefeito fala em investir ali, eu tenho certeza que pode ser investido em outras coisas que realmente vão trazer benefícios para a população”, avalia.

Segurança

Mário Verri mencionou a segurança como um assunto que tem deixado as pessoas em pânico. De acordo com ele, o governo estadual é inoperante e não consegue resolver o problema da segurança.

“Maringá, depois que criou a Guarda Municipal, que criou os agentes de trânsito, a polícia militar pegou uma faixa menor, ela não precisa mais cuidar de determinadas coisas, e ainda bem que Maringá fez isso, porque o governo do estado foi abandonando, tanto é que toda vez que abre concurso para novos policiais vão muitos para outras regiões e poucos para aqui, porque Maringá ainda se coloca como uma cidade segura. Mas nós precisamos muito de segurança”, disse.

De acordo com ele, os indíces de segurança ainda são considerados bons graças ao trabalho da sociedade organizada, mas é preciso melhorar. “É preciso investir em uma guarda municipal melhor, em agentes de trânsito. Precisamos utilizar nossos deputados e a força política de Maringá para cobrar investimentos. Mas é o executivo que tem cobrar o governo do estado”, destacou.

Saúde

Para o pré-candidato, a saúde também é uma das prioridades para os próximos anos. “É preciso ampliar e melhorar a saúde na nossa cidade. Nós temos ainda alguns gargalos de consultas especializadas de algumas cirurgias que estão muito demoradas. E Maringá sempre é colocada que tem muita condição de ter dinheiro, e nós temos mais do que o dinheiro. Nós temos boas universidades, que fornecem médicos todos os anos. Nós precisamos aproveitar esse momento e colocar a nossa saúde também como prioridade”.

Transporte coletivo

Na avaliação de Mário Verri, primeiramente, o problema do transporte coletivo não é a empresa, mas a administração, e não somente a atual. “Porque há mais de dez anos, quando o prefeito Silvio mandou para a Prefeitura para se fazer uma nova licitação nós perdemos uma grande oportunidade de abrir para que mais empresas pudessem trabalhar em Maringá. A concorrência sempre vai fazer bem”, pontuou.

De acordo com ele, é preciso existir um investimento público, tanto do município, que já faz uma parte, quanto do governo do estado, que, de acordo com ele, não faz nada pela região de Maringá. “A região metropolitana de Curitiba tem incentivos públicos para que o transporte seja mais barato. Nós precisamos que esse incentivo venha para o interior. E também do governo federal, a questão do ICM, do óleo diesel, alguma coisa que possa dar subsídio para as empresas que têm a concessão de trabalhar o transporte público em Maringá e outras regiões possa diminuir o valor, para que valha à pena andar de ônibus. Eu quero que o ônibus tenha wifi, ar-condicionado, que passe no horário. Mas hoje cada dia menos pessoas utilizam o transporte coletivo, e usando menos ele vai subir, e se vai subir é melhor pegar o carro. É preciso incentivo público para que as pessoas peguem ônibus e deixem o carro em casa”, disse.

Série de entrevistas

A sequência de entrevistas teve início nesta terça-feira, 29. O primeiro entrevistado foi o vereador licenciado e coordenador do Procon, Flavio Mantovani (Solidariedade) – confira aqui e aqui os detalhes da conversa com Mantovani.

Nas próximas semanas, os pré-candidatos serão entrevistados pela equipe de jornalismo da Maringá FM às 8h20, nos estúdios da rádio CBN Maringá às 9h435, e responderão a perguntas da população no Portal GMC Online. As informações também farão parte da programação da MIX FM Maringá, com notas sobre as informações mais relevantes em cinco edições do MIX News.

Na CBN, a entrevista será realizada dentro do CBN Maringá 1ª Edição, com transmissão, ao vivo, pelo dial (95,5 FM), no canal YouTube/cbnmaringa e nas redes sociais (Facebook Twitter).

As informações também farão parte da programação da MIX FM Maringá, com notas sobre as informações mais relevantes em cinco edições do MIX News.

Confira abaixo as datas das próximas entrevistas com pré-candidatos a prefeito de Maringá

Confira abaixo as próximas datas em que as entrevistas serão veiculadas:

05.09.23 – Terça-feira –
Edson Scabora (MDB) – vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo

08.09.23- Sexta-feira
Humberto Henrique (Solidariedade) – ex-vereador e presidente municipal do Solidariedade

12.09.23 – Terça-feira
Homero Marchese (Republicanos) – ex-vereador e ex-deputado estadual

15.09.23 – Sexta-feira
Dr. Batista (União) – ex-deputado estadual

19.09.23 – Terça-feira
Do Carmo (União) – deputado estadual

22.09.23 – Sexta-feira
Silvio Barros (PP) – ex-prefeito de Maringá

Sair da versão mobile