O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e coordenador do G7, Fernando Moraes, participou da sessão da Câmara de Maringá nesta quinta-feira, 18, falando sobre a Substituição Tributária. O G7 é o grupo que reúne as sete maiores entidades do setor produtivo paranaense (Faciap, Fecomércio, FAEP, FIEP, Fetranspar, Ocepar e ACP) e todas elas entendem que a maneira como os impostos têm sido recolhidos no Paraná deixa o Estado em desvantagem frente a concorrência com outras localidades.
“ISMSST é um imposto que está afetando muito os empresários paranaenses que estão deixando de ter a competividade, e é isso que vamos apresentar aqui na câmara de Maringá, já falamos em Londrina, e estamos levando essa pauta para o Paraná todo, para termos uma sensibilização do secretario da fazenda, do Governador e mostrar para todos a competividade que o empresário Paranaense está perdendo, principalmente com estados vizinhos, Rio Grande do sul e Santa Catarina que tiraram os tributos e foram felizes porque aumentaram as arrecadações”.
A questão já foi levada à Assembleia Legislativa do Paraná e à Câmara de Londrina. A ideia é mobilizar politicamente também outras cidades para que a mudança ocorra, como explica o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, José Carlos Barbieri.
“Nós queremos começar de baixo para cima, então todo vereador está ligado a um deputado e esse deputado estando na assembleia vai poder analisar e com base na sua cidade terá um apoio para que ele possa realmente votar”.