Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

TCE multa secretário de Sarandi por falhas em licitação de asfalto


Por Fábio Guillen Publicado 10/06/2020 às 18h21 Atualizado 24/02/2023 às 05h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE) multou o secretário de Urbanismo de Sarandi, Walter Volpato Júnior, por falhas em uma licitação, nesta quarta-feira, 10. A multa, segundo o TCE, é de mais de R$ 4 mil.

De acordo com o órgão, houve ausência de justificativa em relação à quantidade estimada do material a ser adquirido e falhas nas informações sobre o valor máximo fixado para a contratação de uma empresa para fornecer concreto betuminoso usinado a quente.

O material é usado na pavimentação asfáltica da cidade. A decisão do TCE ocorre após a denúncia de dois vereadores do Município.

O relator do processo, conselheiro Durval Amaral, recomendou que, em futuros certames para aquisição dos materiais para a manutenção de asfalto, a administração municipal faça o levantamento prévio da demanda futura, por meio de estudo da situação das vias que já demandam alguma intervenção e do histórico de utilização do material. O relator também recomendou que a prefeitura diversifique as fontes de pesquisa, evitando a utilização de uma única fonte para a fixação do preço máximo.

Outro lado

O secretário de Urbanismo de Sarandi disse que na área de pavimentação asfáltica não dá para especificar onde está o problema ou onde será usado o material. A licitação foi feita para o período de um ano, segundo Walter Volpato Júnior. 

“Não tem como eu prever onde vai ter buraco ou onde vai surgir. A gente compra a massa por registro de preço e conforme vai surgindo a demanda a gente vai pedindo pra cidade não ficar sem o produto. A gente faz pra um ano e vai empenhando e comprando aos poucos”, explicou Walter Volpato Júnior.

Mesmo assim, o secretário disse que vai atender as recomendações do TCE-PR. “A gente vai acatar as recomendações e pagar a multa. Nem vou recorrer. E quero deixar claro que não houve dano ao erário público. É um procedimento administrativo do TCE que entendeu que não pode ser feito assim e a gente vai acatar”, explicou Walter Volpato Júnior.

  • reportagem atualizada às 16h33 para acréscimo da entrevista com o secretário de Urbanismo de Sarandi

Foto: Assessoria de imprensa Sarandi

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação