Veja como votaram os senadores do Paraná no pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

A oposição protocolou nesta quinta-feira, 7, um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa ocorre após a decisão de Moraes que determinou prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O documento reuniu 41 assinaturas de senadores, entre eles dois representantes do Paraná -Sergio Moro (União Brasil) e Oriovisto Guimarães (Podemos). O número é o necessário para dar entrada no pedido. A última assinatura foi a do senador Laércio Oliveira (PP-SE), confirmada ainda pela manhã.

LEIA TAMBÉM: Contorno Sul Metropolitano de Maringá: Ordem de serviço deve sair em até dois meses, diz Ricardo Barros

Foto: Valter Campanato

Com o protocolo do pedido, os líderes da oposição anunciaram o fim da obstrução aos trabalhos no Senado e a desocupação da Mesa Diretora, iniciada no início da semana como forma de protesto contra a decisão do ministro.

“Estamos desobstruindo e a oposição vai participar dos debates das pautas que interessam ao Brasil, pautas que interessam a todos, para aquém das questões ideológicas”, afirmou o líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN).

Agora, os parlamentares buscam pressionar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que ele aceite o pedido e inicie o processo. A decisão de dar andamento ou arquivar cabe exclusivamente ao presidente da Casa.

Próximos passos

Caso Alcolumbre aceite abrir o processo, o pedido de impeachment precisará ser aprovado por ao menos 54 dos 81 senadores (dois terços do total), em votação no plenário.


Senadores que assinaram o pedido de impeachment

A seguir, a lista completa dos 41 senadores que assinaram o documento:

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile