Na última segunda-feira, 8, o vereador Lemuel Rodrigues foi alvo de homofobia em uma chácara que aluga há cerca de dez meses para abrigar cães resgatados, em Maringá. O episódio ocorreu durante uma tentativa de diálogo com vizinhos que vinham registrando imagens da propriedade, muitas vezes de forma equivocada, e reclamando da presença dos animais.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Segundo o vereador, há aproximadamente 30 dias o motor da piscina do local apresentou defeito e foi encaminhado para conserto. Apesar da água escura, ele afirma que realiza diariamente a limpeza e mantém o espaço em conformidade. A Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal já vistoriou o local e não constatou riscos de saúde ou irregularidades sanitárias.
LEIA TAMBÉM: Nota Paraná: Moradores de 39 cidades ganham prêmio de R$ 1 mil; veja a lista completa
Durante a conversa com os vizinhos, acompanhada pela Guarda Municipal, um dos moradores proferiu a ofensa: “Eu não tenho medo de bixa”. O agressor foi detido em flagrante e encaminhado à delegacia, permanecendo preso pelo crime de homofobia, que é inafiançável.
Em discurso na tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira, 9, o vereador se emocionou ao relatar o episódio e destacou a importância de denunciar crimes de ódio. “Raramente exponho minha vida pessoal, mas sei que meu silêncio pode silenciar outras pessoas. Como parlamentar, preciso me pronunciar e mostrar que crime precisa ser punido”, afirmou Lemuel.
O vereador ainda informou que pretende buscar reparação civil, criminal e por danos morais contra o agressor. Apesar do episódio, ele disse que seguirá cumprindo suas responsabilidades parlamentares e cuidando dos cães resgatados.