Durante a sessão desta quinta-feira, 4, na Câmara Municipal de Maringá, a vereadora Giselli Bianchini (PP) provocou repercussão ao fazer um discurso com elogios a militares que atuaram em 1964 e ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, além de defender anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro. A fala foi transmitida ao vivo pelas redes oficiais do Legislativo de Maringá.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Durante sua fala, a parlamentar também manifestou solidariedade à família de um maringaense preso na Penitenciária de Paiçandu, após a morte da mãe dele. Em seguida, a vereadora fez elogios ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, a quem se referiu como “o maior líder que a direita já teve”, e comparou sua trajetória à figura bíblica de Moisés.
LEIA TAMBÉM: Acidente entre duas carretas no Contorno Norte interdita pista e causa congestionamento em Maringá
Na sequência, Giselli Bianchini afirmou que Bolsonaro teria “libertado o povo” de governos de esquerda e citou países da América Latina em seu discurso, além de defender modelos liberais de governo. A vereadora também se solidarizou com militares presos atualmente e exaltou a atuação dos generais durante o regime militar, afirmando que eles teriam impedido que o Brasil se tornasse um país comunista.
Ao final do pronunciamento, a parlamentar defendeu a participação dos jovens na política, fez referência a valores cristãos e encerrou o discurso com a frase “Viva Jair Messias Bolsonaro”, além de defender anistia ampla para os presos ligados aos atos de 8 de janeiro.
As declarações repercutiram nas redes sociais e devem gerar posicionamentos de outros parlamentares nas próximas sessões da Câmara.
Trecho na íntegra sobre os generais:
“Eu quero aqui também me solidarizar com todos os generais que estão presos neste momento, generais que fizeram um ótimo trabalho lá em 64, não deixou o Brasil se tornar comunista, pois lá João Pular foi para a China de Mao Tse Tung se aliar, nobres vereadores, para transformar o Brasil num país comunista, mas graças a Deus, a família brasileira, a família de bem, que defende os valores cristãos, e também os generais da época que honravam os seus nomes, honravam as suas fardas, não deixou o Brasil ser comunista, e eu espero que em 2026 o povo brasileiro também desperte, que os jovens despertem para a política, pois nós precisamos ocupar os espaços, como diz Martin Luther King, para que o mau prevalença basta que os bons silenciem, ou seja, o que me preocupa não é o barulho dos maus, mas sim o silêncio dos bons. Gisele Bianchini, a voz conservadora de Maringá. Muito obrigada. Viva Jair Messias Bolsonaro!”
Assista ao trecho a partir de 36 minutos do vídeo.
O Portal GMC Online entrou em contato com a assessoria da vereadora para comentar o assunto, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.