Vereadores de Cianorte votam abertura de CPI para investigar canil municipal
Na próxima segunda-feira, 17, em sessão ordinária da Câmara de Cianorte, os vereadores devem votar um requerimento que pede a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar denúncias contra o canil municipal, criado em 2015 e atualmente administrado por uma empresa terceirizada.
As denúncias chegaram à Câmara Municipal por meio de ONGs de proteção de animais que vêm denunciando irregularidades no serviço prestado pela empresa nos últimos anos. A proposta de abertura da CPI foi do vereador coronel Elias.

O requerimento foi lido na sessão desta segunda-feira,10, mas outro vereador pediu alteração para estender o período de investigação e o requerimento terá que ser lido novamente na sessão da semana que vem. No entanto, segundo o autor, a proposta já tem as assinaturas necessárias para que o trabalho de investigação seja iniciado.
“O requerimento foi assinado pelos 11 vereadores, inclusive pelo próprio vereador que pediu a extensão do prazo, então não deve haver mudança. A CPI está garantida para apurar a conduta do canil antes ainda do ano de 2021”, afirma.
Entre as denúncias estão possíveis irregularidades no contrato com a terceirizada, uso de medicamentos vencidos, procedimentos irregulares e ainda a prática de atendimentos particulares nas dependências do canil.
Caso a proposta seja aprovada, a comissão deve começar os trabalhos em março e terá 120 dias para apresentar um relatório ou prorrogar o prazo por mais 120 dias. Em nota, a administração municipal informou que irá aguardar a instalação da CPI para se manifestar sobre o caso.
