Um grupo de maringaenses está mobilizado em apoio ao “Projeto de Lei 943, de 2022, de Iniciativa Popular pela Contagem Pública dos Votos- Sufrágio Universal”.
Eles justificam que conforme o artigo 14, inciso III, da Constituição Federal, a sociedade tem o direito de apresentar projetos de lei diretamente à Câmara dos Deputados, desde que a proposta obtenha o apoio de pelo menos um por cento do eleitorado nacional, distribuído em no mínimo cinco estados brasileiros.
O principal objetivo da campanha é garantir a materialização dos votos, respeitando a vontade dos eleitores. Além disso, em cada um desses estados, é necessário que pelo menos três décimos dos eleitores apoiem a iniciativa, de acordo com o artigo 252 do regimento da Câmara dos Deputados, conforme explicam.
O grupo maringaense está focado em reunir essas assinaturas, com a intenção de protocolar o projeto na Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados. “Estamos empenhados em alcançar esse objetivo porque acreditamos que a contagem pública dos votos é essencial para assegurar a integridade do nosso sistema eleitoral”, afirma Edna Sassaki, uma das responsáveis pelo grupo em Maringá.
Para contribuir com a iniciativa, os interessados podem comparecer na Praça do Bem, próximo ao Parque do Ingá, todos os domingos das 9h às 12h, levando o RG e título de eleitor.