Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

PR: Moradores relatam o drama com o fechamento da estrada Terra Roxa


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 17/06/2021 às 19h09 Atualizado 25/02/2023 às 15h23
Ouvir: 00:00
Foto: Colaboração/Claudecir Ribeiro

A estrada Terra Roxa é uma alça que desvia do pedágio entre os municípios de Marialva e Mandaguari. Cerca de 100 produtores rurais vivem nessas propriedades e usam a estrada para comercializar os alimentos. Além dos moradores desses municípios, que usam diariamente a estrada para trabalhar, sem pagar o pedágio todos os dias.

Durante quatro anos, uma cancela administrada pela concessionária Viapar permitia o acesso desses produtores e dos moradores de Mandaguari e Marialva a estrada, sem a cobrança de pedágio.

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

Mas a cancela foi retirada. Os moradores lutaram para que a estrada não fosse fechada.
Eles protestaram e chegaram a invadir a praça de pedágio. Mas a concessionária conseguiu na Justiça o direito de fechar a estrada e nesta quinta-feira, 17, o bloqueio foi instalado.

O Claudecir Ribeiro mora em Mandaguari e usa a estrada diariamente para vir para Maringá. Com a estrada fechada, o trajeto fica maior e bem mais caro. “Prejudica muito a gente, seja com trabalho, tanto com médico, ambulância, escola, agora tudo tem que pagar pedágio. Tenho um carro com placas de Curitiba, não consigo cadastrá-lo na praça e agora sou obrigado a pagar R$ 11,70 na ida, mais R$ 11,70 na volta, sendo que eu moro em Mandaguari, é complicado”, relatou.

O João Jorge Marques relata a situação crítica dos produtores rurais da região. Além das crianças que vão ter que pegar ônibus para a escola na beira da estrada. Ainda não há uma solução imediata, mas eles vão continuar tentando encontrar uma saída, diz o morador. “Os produtores já estavam perdendo e agora vão perder muito mais de sua produção de hortaliças. Temos produtores de uva, hortas, produtores de frango, café, várias atividades desenvolvidas na região e, principalmente a uva, que você precisa vender imediatamente quando colhe, ficou mais difícil. Produtores já nos procuraram em busca de alternativas, para que ninguém perca sua produção”, contou.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Enel SP diz que energia está ‘voltando ao padrão de normalidade’, quatro dias após vendaval


Quatro dias após o forte vendaval que atingiu São Paulo, a Enel informou que o fornecimento de energia está “voltando…


Quatro dias após o forte vendaval que atingiu São Paulo, a Enel informou que o fornecimento de energia está “voltando…