Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Prefeitura de Maringá apresenta balanço de 2025; veja os destaques


Por Giovana Marana Publicado 17/12/2025 às 15h59
Ouvir: 00:00

A Prefeitura de Maringá reuniu nesta quarta-feira, 17, profissionais da imprensa local para mais uma edição do ‘Maringá + Comunicação’. O encontro teve como objetivo apresentar o balanço das principais ações desenvolvidas ao longo do ano e os projetos em andamento em áreas consideradas prioritárias da administração municipal. A apresentação de resultados foi conduzida pelo prefeito Silvio Barros.

image
Foto: Divulgação/PMM

Na abertura, o prefeito agradeceu a presença dos jornalistas e ressaltou a importância da relação institucional com a imprensa. “A presença de vocês é fundamental para fortalecer nossa comunicação, garantir transparência e informar a população sobre o que está sendo feito pela gestão”, afirmou.

A secretária de Comunicação, Denise Silva, também destacou a parceria com os veículos locais. Para ela, o diálogo constante contribuiu para manter uma comunicação clara ao longo de um ano desafiador. “Sempre buscamos atuar com transparência, respeito e responsabilidade no relacionamento com a imprensa”, disse.

O encontro com a imprensa contou com a presença da vice-prefeita Sandra Jacovós, da primeira-dama Bernadete Barros, além de secretários municipais e outros servidores.

Destaques – Sobre a área da saúde, o prefeito apresentou a redução dos casos de dengue e a diminuição da demanda reprimida por procedimentos especializados, com a realização de mais de 280 mil atendimentos entre consultas, exames e cirurgias ao longo deste ano. Também foram citadas a reabertura da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, a reforma e ampliação da UPA Zona Norte, o investimento de R$ 3,8 milhões em novos equipamentos para as unidades de saúde e a implantação do método contraceptivo Implanon na rede municipal. “Contratamos mais de 200 profissionais, entre eles 40 novos médicos, avançamos na estrutura da UPA Zona Norte e fortalecemos nosso programa de residência médica”, destacou o prefeito.

Na segurança, o prefeito ressaltou a descentralização da Guarda Civil Municipal, com a criação de novas bases na Zona Sul, no distrito de Iguatemi, em Floriano e, ainda neste ano, na Zona Norte. “Além da contratação de novos guardas que estão em formação, intensificamos a presença nas ruas, com resultados cada vez mais expressivos e iremos ampliar o efetivo”, afirmou. Ele acrescentou que também está prevista uma base da corporação no Centro.

Em infraestrutura, limpeza urbana e Defesa Civil, o prefeito citou a agilidade na recuperação do trecho da Avenida São Paulo afetado por problemas no sistema de drenagem durante o período de chuvas intensas. A obra foi concluída em poucos dias. Também foram destacadas ações de recapeamento, com ênfase na Avenida Tiradentes, o fortalecimento da Defesa Civil e a reativação da pedreira municipal. “Realizamos um trabalho exemplar neste ano nestas áreas, com compromisso e agilidade para atender às demandas da população”, disse.

Na Educação, os avanços incluíram a oferta de matrículas online, a implantação do Conecta Seduc e melhorias significativas nos índices de alfabetização. O município implantou o método IntraAct e atingiu mais de 80% de crianças alfabetizadas no 2º ano, contra uma média anterior de 25% registrada na avaliação de fluência leitora de 2024. “Sem alfabetização, não é possível promover o aprendizado de forma ampla. E tivemos um avanço significativo nessa área, fundamental para o futuro das crianças e da nossa cidade”, pontuou.

Ao longo do ano, foram contratados 334 professores, incluindo docentes de apoio, professores de 20 horas, temporários e de área. Apenas para o atendimento de alunos neurodivergentes, foram 116 profissionais. Também houve alteração na legislação para ampliação do número de professores de 20 horas, com a criação de 500 novos cargos, reforçando o atendimento a alunos com transtorno do espectro autista.

Outros destaques e projetos – Entre os projetos estratégicos, o prefeito Silvio Barros destacou a duplicação do Contorno Sul, obra em concreto que contará com investimento de R$ 450 milhões pelo Governo do Paraná. Uma audiência pública com a comunidade está marcada para esta quinta-feira, 18, para apresentação e debate do projeto.

Outras áreas mencionadas foram Bem-estar Animal, Cultura, Aeroporto, com a perspectiva de criação de um polo aeronáutico até o fim da gestão, Hospital da Criança e o Parque do Ingá. Sobre o parque, o prefeito esclareceu que está em andamento o processo de concessão de atividades como lanchonetes e opções de lazer, com edital previsto ainda para este ano. “Não se trata de privatização. A entrada continuará gratuita, assim como as atividades educacionais e de contemplação. A concessão será apenas para serviços específicos”, explicou.

Ao final do encontro, questionado pela imprensa sobre a criação de 200 novos cargos estatutários, o prefeito informou que projetos de lei aprovados preveem provimento por concurso público. Ele ressaltou que a ampliação do quadro busca adequar a estrutura administrativa ao crescimento dos serviços públicos. “O preenchimento será gradual, conforme a necessidade e dentro da previsão orçamentária, sem aumento imediato de despesas”, concluiu.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação