Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de dezembro de 2024

Prefeitura de Maringá entrega sede da EJA na região central e facilita acesso de jovens e adultos à educação


Por Redação GMC Online Publicado 12/12/2024 às 10h36
Ouvir: 00:00
image
Foto: Fábio Reina/PMM

Garantir oportunidades de acesso à educação para todas as pessoas é compromisso da Prefeitura de Maringá. Nesta quarta-feira, 11, o município entregou a nova sede da Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizada na região central e próxima ao Terminal Urbano. O espaço funciona na Avenida Paraná, 965, e facilita o acesso dos estudantes, com a oferta de turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. Durante o evento, também foi realizada a premiação do concurso de capas dos cadernos que vão compor o kit escolar de 2025.

A Educação de Jovens e Adultos reúne alunos com idades entre 15 e 90 anos, com foco na alfabetização e na garantia da conclusão dos estudos. Na rede municipal de ensino, os interessados podem concluir a primeira etapa do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Podem se matricular pessoas acima dos 15 anos que ainda não tenham concluído o ensino fundamental. A nova sede na região central reúne salas de aula, sala dos professores, auditório, recepção, cozinha, refeitório e outros espaços. 

O prefeito Ulisses Maia participou da cerimônia de entrega do novo espaço e destacou a importância da EJA para alfabetização de jovens e adultos. “A EJA é a oportunidade para que as pessoas aprendam a ler e escrever, mas vai muito além disso. A educação representa para nossos alunos a conquista da autonomia e a realização de sonhos, que muitas vezes precisaram ser interrompidos”, afirmou. 

Para a secretária de Educação, Nayara Caruzzo, a nova sede da EJA entregue pelo município é fundamental para ampliar as oportunidades de acesso à educação. “Com este espaço amplo e moderno, os alunos terão mais facilidade para frequentar as aulas. Quem trabalha no Centro, por exemplo, pode sair direto do trabalho para a EJA. Pela proximidade com o Terminal Urbano, também é possível utilizar apenas um ônibus e de forma gratuita, com o passe do estudante”, destacou.  

As matrículas estão abertas e podem ser feitas presencialmente na sede da EJA, das 8h às 11h e das 14h às 16h, ou pelo telefone (44) 3221-6949. A Prefeitura de Maringá garante aos alunos da EJA transporte coletivo gratuito, com oferta do passe do estudante, e merenda escolar saudável preparada com acompanhamento de nutricionistas. Os estudantes também recebem material escolar e kit de uniforme. Além da nova sede da EJA na região central, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, oferta turmas em 12 escolas municipais. 

Premiação concurso de capas de caderno – Durante a entrega da nova sede da EJA, a Prefeitura de Maringá também realizou a premiação do concurso de capas dos cadernos que vão compor o kit escolar de 2025. A iniciativa reconhece o talento dos estudantes da rede municipal e valoriza a produção artística autoral. Desde 2021, as capas dos cadernos e agendas do kit escolar são ilustradas com desenhos criados pelos alunos e escolhidos por meio de concurso envolvendo todas as escolas municipais. 

Nesta edição, mais de 500 desenhos criados pelos alunos durante as aulas de arte participaram do concurso, que teve como tema ′Aprender, ser e conviver′. Confira os vencedores: 

Aluna: Isabella Vitória da Silva Souza

Professora: Aline Aparecida Buzato Bulcão

Turma: Infantil 5

Diretora: Maria Eunice Carmona Dainez

Escola: Escola Municipal Fernão Dias

Aluna: Sofia Pupulin Vicentini

Professora: Deborah Pereira Carvalho

Turma: Sala De Recursos Multifuncional

Diretora: Ana Rute Amadeu Santana

Escola Municipal Olga Aiub Ferreira

Aluno: José da Solidade

Professora: Tatiani Publio

Turma: EJA 

Diretora: Gislene Frutuoso

Escola Municipal Professora Toninha Mamprim

Aluno: Izaque Miguel de Freitas

Professora: Fabiana Cristina Faccin

Turma: 2º ano 

Diretora: Silvia Regina Moura

Escola Municipal Dona Angelina

Aluna: Débora Nunes da Silva

Professora: Thaís Marrega Wunderlich

Turma: 3º ano 

Diretora: Islaine Aparecida Alonso Lupion

Escola Municipal Odette Alcântara

Aluno: Davi Luiz Xavier Camargo

Professora: Poliana Forastiero

Turma: 4º ano 

Diretora: Rosa Maria Ferreira Gonçalves

Escola Municipal Agmar Dos Santos

As informações são da Prefeitura de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Balneário Camboriú tem maior proporção de pessoas vivendo em imóveis alugados, aponta IBGE


Balneário Camboriú, em Santa Catarina, é o município com mais de 100 mil habitantes com a maior porcentagem de pessoas…


Balneário Camboriú, em Santa Catarina, é o município com mais de 100 mil habitantes com a maior porcentagem de pessoas…

Geral

72,7% dos brasileiros vivem em casa própria, diz IBGE; fatia pagando aluguel sobe em 2 décadas


A grande maioria da população brasileira vive em casa própria, segundo revelou o levantamento Características dos Domicílios, do Censo 2022,…


A grande maioria da população brasileira vive em casa própria, segundo revelou o levantamento Características dos Domicílios, do Censo 2022,…

Geral

Câmara aprova projeto que altera Estatuto do Desarmamento e anistia portadores de armas ilegais


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 11, um projeto de lei que altera o Estatuto do Desarmamento, permitindo a…


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 11, um projeto de lei que altera o Estatuto do Desarmamento, permitindo a…